• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

domingo, 21 de setembro de 2014

Bate-papo, filmes, debates e exposição marcam o Primavera para Tod@s

Clique para ampliar

Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia tem promovido durante todo o mês de setembro uma série de atividades culturais gratuitas, de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência. É a 6ª edição do Projeto Primavera para Tod@s, que vem reunindo artistas, estudantes, médicos, especialistas e inúmeros frequentadores e visitantes da Biblioteca em atividades como: mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas. Confira o que já aconteceu e o que ainda vem por aí:

Foto: Taiana Figueiredo
Abrindo a programação, a Biblioteca exibiu no dia 09/09 o filme Colegas, de Marcelo Galvão, na Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar. O público acompanhou a história de Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola), três grandes amigos portadores da síndrome de Down que fogem do instituto onde viviam para tentar realizar o sonho individual de cada um. Após a exibição do filme, a Dra. Helena Pimentel, Médica Geneticista da SESAB, Consultora do Ministério da Saúde e Assessora Médica do SRTN – APAE Salvador, conversou com os presentes esclarecendo dúvidas sobre a síndrome de Down, e debatendo as formas de lidar com a doença. 

Foto: Taiana Figueiredo
Já no dia 11/09, foi a vez do documentário Marcelo Yuka: No Caminho das Setas, de Daniela Broitman, seguido de um debate com o psicólogo Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, do Instituto Baiano de Reabilitação / Fundação José Silveira. Com o tema Aspectos Emocionais e Psicológicos de uma Pessoa que se Torna Cadeirante, o público pôde refletir sobre as mudanças que acontecem na vida de uma pessoa que se torna cadeirante, como no caso do baterista da banda O Rappa, Marcelo Yuka, que após ser baleado durante um assalto no Rio de Janeiro perdeu os movimentos das pernas, passando a se locomover com uma cadeira de rodas, retratado no documentário de Broitman. 

Foto: Taiana Figueiredo
No dia 12/09, no Quadrilátero da Instituição, o projeto promoveu um bate-papo com o tema: 'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é' - O artista deficiente no dia-a-dia. O evento foi mediado pelo dançarino, artista plástico e arteterapeuta Edu O., e contou também com a participação do instrutor de dança Ademilton dos Reis Ferreira, a atriz Cristina Oliveira, o escritor e jornalista Ednilson Sacramento, o músico Evangel Vale, e a dançarina e atriz Ninfa Cunha.  Os convidados debateram sobre as dificuldades encontradas em suas trajetórias profissionais e suas conquistas no ambiente artístico, além de compartilharem experiências e curiosidades de suas profissões. 

Foto: Taiana Figueiredo
O bate-papo foi aberto pelo grupo de canto Encantando, formado por pacientes, mães e cuidadoras de pacientes tratados no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), e o encerramento das atividades do dia ficou por conta da professora Ana Luiza Reis e os seus alunos do projeto O Corpo na Educação, que realizaram uma intervenção de dança. O projeto volta à programação do Primavera para Tod@s com a abertura de uma exposição fotográfica, que ficará em cartaz no Foyer da Instituição até o dia 30/09. A exposição retrata o processo de construção e execução das aulas de dança para pessoas com deficiência, durante os meses de julho e agosto, sob a coordenação de Ana Luiza Reis.  

Foto: Taiana Figueiredo
E vem mais por aí - No próximo dia 26/09, sexta-feira, o projeto Primavera para Tod@s recebe o espetáculo Palhaço para um ensaio aberto no Setor Infantil da Biblioteca. A peça, criada no Projeto Perspectivas em Movimento e dirigida por Demian Reis, faz o encontro entre um pouco do imaginário de Caymmi com a leve alegria do palhaço. 

0 comentários:

Postar um comentário