• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dica de Leitura: Rock Baiano - História de uma cultura subterrânea (Audiolivro)

Clique para ampliar
Dica de Leitura traz o audiolivro Rock Baiano - História de uma cultura subterrânea, do ativista na área dos Direitos Humanos e Acessibilidade Cultural, Ednilson Sacramento. 

A obra, resultado de mais de dez anos de pesquisa realizada por Ednilson sobre o cenário musical alternativo da Bahia, é a mais nova aquisição do Setor Baraille da Biblioteca, e relata a trajetória do rock na Bahia, cobrindo momentos do cenário independente e fazendo referências a nomes populares. 

Essas e outras obras estão disponíveis no formato de Audiolivro, que são obras diferenciadas, pensadas e adaptadas para deficientes visuais, onde as histórias são contadas através da voz, e podem ser encontrados no Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que tem cabines especiais para audição dos livros e conta com um acervo variado de audiolivros, filmes, livros e revistas em braille. O Setor funciona de segunda a sexta feira, das 8h30 às 18h.

Rock Baiano: História de uma cultura subterrânea -  A obra relata a trajetória do rock na Bahia, cobrindo momentos do cenário independente e fazendo referências a nomes populares, como relatou o crítico Paquito no portal Terra Magazine: "Estão lá o início de Raul Seixas e Valdir Serrão, o Big Ben nos anos 60, o Mar Revolto dos anos 70, a trajetória do Camisa de Vênus, ‘um capítulo à parte’ nos anos 80 e, a partir daí, um detalhamento impressionante das bandas e do circuito local – a ‘cultura subterrânea’ a que o título se refere – num período em que o rock brasileiro entrou na moda, mas na Bahia vicejou a indústria da música ligada ao carnaval, que resultou no que passou a se chamar de Axé-music.". A versão eletrônica do livro torna-se, hoje, uma realidade, graças à Fundação Gregório de Mattos. Através dos editais Arte em Toda Parte, a Fundação, ligada à Prefeitura Municipal de Salvador, confere a oportunidade de se conhecer esse lado da história cultural da Bahia. O e-book, que é uma versão gravada do conteúdo da obra impressa, também consta de um projeto que ofereceu oficinas de introdução à produção de livros. 

0 comentários:

Postar um comentário