• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Biblioteca recebe a 3º Bienal da Bahia com o trabalho Fantasmas na Biblioteca

Foto: Patricia Almeida
A partir desta semana, a 3ª Bienal da Bahia marca presença na Biblioteca Pública dos Barris com a atuação do GT Bibliotecas, que integra o núcleo curatorial Arquivo e Ficção, coordenado por Ana Pato. 

Este grupo de trabalho foi constituído como um coletivo transdiciplinar, visando confrontar olhares distintos, a partir de campos tão diversos quanto a Arquitetura, a Pedagogia, a Dança e as Artes Visuais.  A partir de conversas, visitas e leituras, o GT amadureceu intuições, percepções e reflexões a respeito dos usos e espaços das bibliotecas públicas, configurando uma proposta de investigação que será realizada ao longo da 3ª Bienal da Bahia.

Na principal atividade do GT durante a Bienal, intitulada Fantasmas na Biblioteca, funcionários e usuários da Biblioteca Pública dos Barris contarão suas histórias, por meio das quais o grupo pretende conhecer a memória da instituição, de seus espaços e de seus fantasmas. Essas falas vão compor um conjunto ficcional que integrará uma interferência sonora que ocupará 16 espaços da biblioteca, estimulando o devir dos usuários – e dos próprios funcionários – pelo edifício, levando as pessoas a lugares hoje restritos ou invisíveis.

Integram o GT Bibliotecas os arquitetos Daniel Sabóia, Diego Mauro e Ícaro Vilaça, a arquiteta e fotógrafa Patrícia Almeida, a pedagoga Marta Argolo e o artista e performer Tiago Ribeiro.

0 comentários:

Postar um comentário