Clique para ampliar |
Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para três oficinas que acontecerão em agosto em setembro. Carol Bensimon, Ricardo Domeneck e Marília Garcia ministram curso dentro do projeto, que promove diálogos para movimentar a literatura baiana. As inscrições devem ser feitas através de formulário online disponível em fundacaocultural.ba.gov.br/escritasemtransito, até a meia-noite de 17 de agosto. São disponibilizadas 20 vagas para cada oficina.
Lançado em 2012, o Escritas em Trânsito é resultado do diálogo entre a Coordenação de Literatura da FUNCEB e a sociedade civil em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional. O projeto responde às políticas de formação e fomento no âmbito da Literatura, bem como oferece aos profissionais do setor, na Bahia, o aprofundamento e o diálogo com outros artistas da palavra: poetas, escritores e ficcionistas de diversas origens e de vários estilos e formatos, todos reconhecidos e relevantes no Brasil, premiados e legitimados por uma crítica qualificada, possibilitando aos baianos o contato com a experiência destas pessoas.
Na oficina Criação de Personagem e Espaço, a escritora gaúcha Carol Bensimon (carolbensimon.com) aborda temas que giram em torno da construção da figura da personagem na obra literária. Diversos eixos farão parte do processo: o nascimento da narrativa moderna; os cinco sentidos na prosa; e a criação de uma personagem, segundo Orhan Pamuk. Além disso, o espaço na narrativa será tratado desde a explanação de conceitos, passando pelo processo de construção até a discussão do espaço como elemento de ampliação do significado da narrativa. Por fim, será discutida a importância da pesquisa para o romance.
Em Lírico e Satírico: em Contexto, Ricardo Domeneck (ricardo-domeneck.blogspot.com.br), escritor e artista visual paulista radicado em Berlim, propõe a análise de poemas clássicos e modernos, buscando compreender os objetivos estéticos e o contexto histórico da sua produção. Serão discutidos textos de poetas da antiguidade e de até o século XVII, como Catulo, Marcial, Taliesin, Cavalcanti, Martim Codax, Arnaut Daniel, John Donne e Gregório de Matos, e de modernos como Guillaume Apollinaire, Bertolt Brecht, Robert Creeley, Murilo Mendes e Hilda Hilst.
Do Rio de Janeiro, a poeta, tradutora e editora Marília Garcia (germinaliteratura.com.br/marilia_garcia.htm) apresenta, na oficina O Poema no Viva-Voz, dois eixos em diálogo para a produção de textos. O primeiro módulo, “as vozes da poesia”, abordará poemas que trabalham com deslocamento do sujeito lírico poético e com as diferentes formas de incorporação de vozes à poesia, a partir de algumas noções-guia, tais como diálogo, monólogo dramático, série, pontos de vista e prosopopeia. No segundo módulo, “escrita não-criativa”, alguns procedimentos, como a colagem, serão analisados para o processo de escrita.
O quê: Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para três oficinas
Quando: Inscrições até a meia-noite de 17 de agosto
Quanto: Gratuito
Mais informações: literatura.funceb@gmail.com | 71 3324 8507
0 comentários:
Postar um comentário