• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CineFacom participa da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira

Clique para ampliar
O CineFacom exibe, nesta quinta-feira (24/10), sete curta-metragens que já participaram em edições anteriores do projeto. Dentre eles, três curtas de ficção, dois documentários e dois curtas de vídeo dança, que foram dirigidos por estudantes da UFBA dos cursos de Comunicação, Bacharelado Interdisciplinar em Arte e Dança. A mostra acontece às 16h30 no Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), e conta com um debate entre os realizadores com a mediação do professor de cinema José Francisco Serafim coordenador do CineFacom e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica. A mostra especial compõe a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA).

Confira os filmes que compõem a mostra:

A Melhor Idade de Adriano Big | Ficção| 5’
A Melhor Idade, mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a  uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem. O curta foi premiado no 5 minutos de 2012 como melhor filme pelo juri oficial, melhor filme pelo juri popular e melhor filme baiano, pelo juri ABCV/ABD.
Ficha técnica: Direção e Roteiro - Adriano Big, Assistente de Direção e Captação de Áudio - Matheus Cunha, Direção de Fotografia - Cristian Carvalho, Direção de Arte - Camila Ribeiro. Elenco – Nilson Mendes, Hamilton Lima e Maria Maranhão. Edição - Adriano Big e Matheus Cunha. Maquiagem - Nayara Homem. Produção - Adriano Big e Camila Ribeiro.

A Falência da Família Cristã de Thyago Bezerra | Ficção| 5’
Um surto, absurdo contra o machismo e a moral cristã.
Ficha técnica: Direção e Roteiro:  Thyago Bezerra, Atores:  Camila Ribeiro e Gabriel Machado,  Direção de Fotografia: Isbela Trigo, Direção de arte: Raiza Rozados, Thyago Bezerra, Anthony Tor, Montagem: Rafael Teixeira/ Thyago Bezerra, Figurino: Livia Maria, Assistente de Direção: Gabriel Machado.

Um novo amigo de Diego Yu e Amenar Costa | Ficção | 6’30”
Uma garota conta os acontecimentos da sua semana para seu novo amigo.
Ficha Técnica: Direção: Diego Yu e Amenar Costa; Produção Executiva: Mariana Amorim; Direção de Fotografia: Diego Yu e Amenar Costa; Direção de Produção: Luire Campelo; Direção de Arte: Nathália Luna; Assistentes de Direção: Heitor Montes e Mariana Amorim; Arte: Tarsila Carvalho; Argumento: Diego Yu, Igor Bender e Tarsila Carvalho; Roteiro: Igor Bender e Heitor Montes; Figurino e Maquiagem: Nathália Luna; Edição e Montagem: Amenar Costa, Igor Bender, Diego Yu e Heitor Montes; Som: Igor Bender; Trilha Sonora: "Valsa das Flores" Tchaikovsky; "Canção para Um Novo Amigo" Tarsila Carvalho; Elenco: Tarsila Carvalho, Igor Bender, Paulo Bittenca, Dira Souza e Heitor Montes. 2013, Brasil, Suspense.

Um Jovem Mercador de Tiago Oliveira | Doc| 5’
O filme mostra um dia de trabalho do jovem comerciante de frutas Leonardo Brito, garoto que aos 14 anos teve que assumir o antigo negocio de família deixado pelo falecido pai. Leonardo gerencia uma barraca de frutas no Largo Dois de Julho e com sua pouca idade tornou-se um dos comerciantes mais conhecidos da localidade. No filme é mostrado toda logística traçada pelo jovem garoto desde as compras das mercadorias em Lauro de Freitas (região metropolitana), passando pela operação de carga e descarga dos produtos , até sua relação de venda com os clientes e seu depoimento sobre vida pessoal e trabalho. O curta nada mais é que um olhar sobre um jovem individuo que desde muito cedo teve que assumir uma grande responsabilidade para o sustento da família.
Ficha técnica: Direção e roteiro: Tiago Oliveira. Produção: João Paulo Garcia e Tiago Oliveira. Edição: João Paulo Garcia e Tiago Oliveira. Depoentes: Leonardo Brito e Edson Serafim.  Brasil, 2012.

Transfeira de Rafael Vilanueva |Doc| 10’43”
Transfeira, as transformações da Feira de São Joaquim.
Ficha Técnica: Roteiro, Direção e montagem Rafael Vilanueva.

Silfos de Andreia Oliveira |video dança| 4’01”
Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades. Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. Alguns acreditam que os Silfos se reúnem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e , os inspiram com seu conhecimento íntimo das maravilhas e obras da natureza.  A imagem da câmera parada nos remete a um quadro imaginário, Silfos em rodopios e mutações, entre um ser onírico e humano. A dança aqui está interlaçada a arte do vídeo, flutuando por definições que vão de Vídeodança, Vídeoarte, Vídeo de Dança etc. Premiado pelo 2º Salão de artes da Escola de Belas artes. Maio de 2013. 
Ficha técnica: Concepção e edição: Andréia Oliveira  Intérpretes-criadores: Berg Kardy, Fábio Santos e Will Batsty Colaboração artística: Ariana Andrade.

Half-Way House de Suzanne Ohmann |video dança | 8’44”
Em um jardim esquecido uma mulher habita uma casa inacabada como um espírito inquieto. Sua dança é como um vento rodopiante que a leva a um estado de arrebatamento. A condição urbana mais escura intromete periodicamente sua inspiração luminosa, levantando questões sobre a natureza da realidade. Half-Way House é uma investigação artística em respiração como uma ferramenta de auto-incorporação. O filme compõe o processo de pesquisa para elaboração de mestrado em Dança Terapia. 
Ficha técnica: Diretor: Susanne Ohmann, Câmera (steadicam): Chris Fawcett, Filmagem adicional (metro): Ron Bunzl, Produção: split2ndfilms, Musica: Marion von Tilzer, Mohammad Reza Mortazavi, Ano: 2011, País: Países Baixos, Gênero: vídeo dança, Classificação: livre.

O quê: CINEFACOM NA SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ACTA13)
Quando: 24/10/ 13 às 16h30
Onde: Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III)
Quanto: Entrada franca
Maiores informações: cinefacom@gmail.com / cinefacom.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário