• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dica Cultural: Projeto "CineFacom" exibe curtas produzidos por estudantes

Clique para ampliar
O "CineFacom"  é um projeto que tem o objetivo de reunir, expor e debater a produção audiovisual dos estudantes da UFBA e é promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFacom). A segunda edição do evento acontecerá dia 20 de março, às 18h30, no Auditório da FACOM. Após a exibição dos cinco documentários, haverá um debate com os diretores dos curtas com a intermediação do professor da Facom José Francisco Serafim, que coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica e o Núcleo de Análise do Cinema Documentário (Nanook).

Os filmes selecionados foram:

Adeus, de Camila Hita e Maily Guimarães
O objetivo do documentário é mostrar porque as pessoas deixaram de acreditar em suas respectivas religiões. Para além de um discurso religioso o documentário tenta compreender o processo da descrença de cada entrevistado. O vídeo traz depoimentos de vários estudantes da FACOM e de dois professores da Instituição, André Setaro e Regina Gomes.

Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo Baiano, de Ronaldo Santos
Este documentário trata-se de uma pesquisa acadêmica e é um registro do evento itinerante, circuito de teatro e dança do Recôncavo Baiano, realizado em 12 cidades do território do recôncavo no período de março a novembro de 2012. O vídeo teve como aparelho de captação audiovisual e fotográfica um celular, modelo Samsung GT-C 3200.

O Jovem Mercador, de Tiago Oliveira
O filme mostra um dia de trabalho do jovem comerciante de frutas Leonardo Brito, garoto que aos 14 anos teve que assumir o antigo negocio de família deixado pelo falecido pai. Um olhar sobre um jovem que desde muito cedo teve que assumir uma grande responsabilidade para o sustento da família.

Ser + Periperi, de Talita Cerqueira
Uma amostra da campanha de rua feita pela candidata a empreguete mais Cheia de Charme do Brasil, Marilene de Jesus. Esta mesma campanha inspirou a música "Ser+Periperi”, que deu o nome ao curta.

Transfeira, de Rafael V. Teixeira
Este vídeo é uma produção independente do estudante Rafael Teixeira que quer mostrar as transformações da Feira de São Joaquim e sua importância para cidade de Salvador, como patrimônio cultural.

Quando: 20/03 (quarta-feira), às 18h30
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário