• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Dica Cultural: Exposição fotográfica homenageia Mestre King no Mês da Dança do TCA

Clique para ampliar
Compondo a programação do Teatro Castro Alves durante o “Mês da Dança”, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), realiza a “Exposição Mestre King”. Com abertura no dia 1º de abril (segunda-feira), às 19 horas, e visitação gratuita diária entre os dias 4 e 30 de abril, das 12h às 18h, a mostra ocupa o foyer do TCA numa homenagem a este que foi o primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que é o precursor da dança afro-brasileira, elemento fundamental do repertório cultural baiano.

Com curadoria de Álvaro Villela, a exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal de Mestre King, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da UFBA até se tornar coreógrafo renomado com o grupo Gênesis, formado em 1976. Há ainda registros de sua mais recente criação, o espetáculo “Opaxorô”, que, sob uma perspectiva contemporânea, faz a narrativa coreográfica de uma das mais belas lendas dos orixás: a viagem de Oxalá para a terra de Oyó, ou terra de Xangô. A montagem, inclusive, que teve circulação pela Bahia apoiada pelo "Edital Setorial de Dança 2012" da FUNCEB/SecultBA, estará em cartaz no Espaço Xisto Bahia, nos dias 9 e 10 de abril, às 20h, com entrada franca.

Considerado uma das maiores autoridades em tradições da música e dança afro-brasileiras, Raimundo Bispo dos Santos, baiano conhecido internacionalmente como Mestre King, professor e coreógrafo, desenvolveu um método que misturava elementos de danças folclóricas e populares brasileiras com as dos orixás do Candomblé, que resultou na dança afro-brasileira. Ele montou mais de 100 coreografias e dividiu seu conhecimento em diversos países do mundo. Em 2013, este Mestre, ainda em plena atividade, inclusive em aulas regulares na Escola de Dança da FUNCEB, completa 70 anos de vida.

Abertura: 01/04 (segunda-feira), 19h
Visitação: 4 a 30/04 (diariamente), das 12h às 18h

Onde: Foyer do Teatro Castro Alves (Campo Grande)
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3324-8515

0 comentários:

Postar um comentário