Clique para ampliar |
A Fundação Pedro Calmon/SecultBa, através da Diretoria do Livro e Leitura, inaugurou no ultimo dia 29/10, Dia Nacional do Livro, a campanha Leia e Passe Adiante, que compões um conjunto de estratégias para estimular o hábito e o aumento substantivo do índice estadual da leitura de maneira continuada.
A campanha é um dos eixos do Plano Estadual do Livro e da Leitura - PELL, e foi lançada durante a FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, com a publicação de postais promocionais ilustrados pelo artista plástico Suzart. Uma das propostas da campanha é despertar de maneira lúdica em crianças, jovens e adultos o interesse pelo ato de ler, compartilhar leituras e livros, e sobretudo estimular a formação de uma rede de leitores/contadores de histórias e doadores de livros, afim de democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura como prática social, visando a consolidação e implementação o Plano Estadual do Livro e da Leitura e o fomento à construção dos Planos Municipais do Livro e da Leitura na Bahia.
A promoção e o compartilhamento de leituras serão provocados através de ações nas redes sociais e da inserção de depoimentos de diversos leitores na Rádio Educadora, que compartilharão o valor simbólico da leitura em suas vidas, além da veiculação na TVE-Bahia da animação Leia e Passe Adiante, produzida por Fábio Haendel.
Outro aspecto importante da campanha é a distribuição gratuita de postais ilustrados por artistas plásticos, inserções da campanha em redes sociais, rádio e TV, além da articulação de espaços convencionais e não convencionais como escolas, bibliotecas, pontos de leitura e parques, aliando a outros projetos da Diretoria do Livro e Leitura como o Outras Leituras, Leituras Griô, Leituras Públicas e Feiras de Livros, assim como ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, buscando alcançar os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Os interessados em participar da campanha terão direito a uma carteira de adesão intitulada “Sou doador de livro” e receberão informações através de uma cartilha sobre os locais de arrecadação de livros. Os livros podem ser entregues nas Bibliotecas Públicas e todo material recolhido serão entregues a espaços e grupos comunitários de leitura. As obras terão um selo informando que após a leitura este seja encaminhado para outro espaço para que outro usuário possa fazer a leitura.
Mais informações: fpc.ba.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário