• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dica Cultural: Exposição sobre acessibilidade entra em cartaz no Solar Ferrão

Clique para ampliar
A exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil” permanecerá até 12 de janeiro de 2014, na Galeria Solar Ferrão (Pelourinho), mostrando, de forma educativa, como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato ao qual foram relegadas por séculos.

Concebida a partir do desenho universal e com todos os recursos de acessibilidade, a exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. A partir de vários recursos multimídia – vídeos, áudio-guia, texturas e brinquedos acessíveis – os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. O público vai ter a oportunidade de conhecer a forma como essas pessoas reivindicaram espaço e deslocaram, a luta pelos seus direitos, do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.

O espaço, o conteúdo, a ação educativa e a informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos, são perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de placas e catálogo em braile, recurso de áudio guia e áudio-descrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo).

A exposição itinerante já esteve em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Belém, Recife, Brasília, Curitiba, Goiânia e Teresina. Depois da etapa em Salvador, segue para Vitória. Em todas estas edições foram realizadas parcerias locais que, além de promover o estreitamento das relações entre as instituições provocou um movimento em torno do tema e consequentemente um grande impacto e repercussão.

“Para Todos” é uma realização da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal. Na etapa Salvador, tem o apoio da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia – Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência e parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da DIMUS (Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural).

Quando: Até 12 de janeiro de 2014, de terça a sexta, de 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Onde: Solar Ferrão - Pelourinho
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3116- 6743

0 comentários:

Postar um comentário