• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dica Cultural: Exposição “A Beleza do Subúrbio”

Divulgação
Depois de dois meses de oficinas, serão apresentadas no sábado, dia 14 de dezembro, das 15 às 18 horas, na Estação da Travessia Marítima de Plataforma, as fotografias dos alunos que participaram do projeto A Beleza do Subúrbio. Os jovens puderam aprender um pouco sobre  luz, perspectiva, cores, sequência, retratos, tradição, a história da fotografia , tudo no intuito de mostrar que eles poderiam se expressar e contar uma história a partir de suas imagens.

Todas as fotos foram tiradas por adolescentes do Subúrbio Ferroviário que participaram de um curso dedicado a conhecer o seu bairro sob uma nova perspectiva. Em busca da novidade, da beleza e do orgulho, os alunos se tornam os guias durante um passeio fotográfico pelo bairro.  O projeto buscou dar a esses jovens rodeados de violência e descrédito a possibilidade de observar o seu território com um olhar pautado pela estética, crítica e pertencimento a este lugar.

Essa proposta, como outras que posteriormente podem ser realizadas, revela uma capacidade de pensar a saúde de um modo preventivo, atuando com os elementos artísticos, estéticos e culturais como fatores que podem indicar proteção, apoio, suporte e ampliação de novos horizontes.

A tantos soteropolitanos que nunca foram ao subúrbio, andaram de trem ou viram a baía pelo lado de lá, está ai uma boa oportunidade de conhecer esse espaço que é da cidade e que acaba sendo marginalizado e marginalizando esse jovens que agora nos convidam para mostrar  o que seu lugar tem de bonito e encantador. O evento terá a participação de artistas do Subúrbio Ferroviário e comida típica.

Como chegar: Lanchas da Estação Marítima da Travessia da Ribeira (Em frente à Sorveteria da Ribeira). Custo: R$ 1,00 e R$ 0,50 (meia). Chegando na estação de Plataforma haverá sinalização para a exposição.

A Beleza do Subúrbio – Exposição de Fotografia dos adolescentes do Subúrbio Ferroviário
Convidados: Artistas do Subúrbio (Ray Bahia, Zaca Oliveira, Perinho Santana, Nalva, César Lima)
Onde: Antiga fábrica da estação da travessia marítima de Plataforma
Quando: Sábado, 14 de dezembro de 2013, das 15h às 18h
Fonte: SecultBA

0 comentários:

Postar um comentário