No próximo dia 4 de agosto, a primeira biblioteca do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) comemora 200 anos de acesso público ao livro e da leitura no país. Celebrando esta data, a unidade promoverá durante todo o dia uma programação gratuita e diversificada que inclui uma série de atividades como apresentações teatrais, músicas, palestra e um recital poético com a atriz de cinema, teatro e telenovelas (Rede Globo) Elisa Lucinda. “Uma biblioteca que tem a honra, graça e gloria de se manter vigorosa aos duzentos anos de vida, merece um recital cuja poesia esteja tão viva como aqueles poemas que, embora escritos há séculos, explicam os dias de agora. É o que pretendo fazer no dia da festa de aniversário: deixar o verso falar em mim”, disse a jornalista, atriz, cantora e poetisa, que já publicou oito livros, três CD’s, atuou em cinco novelas e dez filmes, entre eles o longa “Gregório de Matos” (2003), que retrata a vida do poeta baiano “Boca do Inferno”.
A programação também conta com um bate-papo com artistas e personalidades, o lançamento do livro sobre o bicentenário da Biblioteca e um show reunindo nomes como Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Larissa Luz e convidados.
História - Criada em sessão solene e simbólica no dia 13 de maio de 1811, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia só foi aberta ao público no dia 4 de agosto do mesmo ano com o nome de “Livraria Pública da Bahia”. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros e diversos setores como o Braille, Periódicos, Documentação Baiana, Infanto-juvenil, Artes, Empréstimo, Pesquisa/Referência, Audiovisual e Obras Raras e Valiosas, recebendo diariamente centenas de pesquisadores e interessados pelo universo dos livros e pela rica programação cultural e artística.
0 comentários:
Postar um comentário