Gradis da Ordem Terceira do Carmo. Foto: Antonio Queirós/Correio* |
No próximo dia 22 de agosto, às 17h, na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca, o Professor Dilberto Raimundo Araújo de Ascis fará a palestra “O gradil de ferro em Salvador no século XIX”, dentro do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia. O tema é fruto da pesquisa que vem desenvolvendo na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificados.
O professor Ilber Ascis promete, a partir de dados históricos, abordar os tipos diferentes de balcão, grades e portões, existentes na arquitetura do século XIX. “São legitimas obras de artes integradas à arquitetura tradicional do período”, ressalta. Dentre as obras, destacam-se o gradil da Ordem Terceira de São Francisco construído por Jose Joaquim de Figueiredo e o adro da Igreja Santana, arquitetado por Fernando Jose de Souza. Ilber ainda ressalta que a utilização de grades de ferro é uma herança existente no interior dos cultos segregacionista católicos. “Herdamos essa cultura de gradear as nossas casas devido à separação existente nas igrejas, entre homens e mulheres, por meio de um gradil”, explica o professor.
Currículo - Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, é também especialista em Arteterapia pelo Instituto Junguiano da Bahia/Escola Bahiana de Medicina. Além de trabalhos publicados na área da História da Arte, integrou como pesquisador os livros: "A talha neoclássica da Bahia" (2006) e "Igreja e Convento de São Francisco da Bahia" (2009).
O próximo encontro do Curso Conversando com sua História acontecerá no dia 29 de agosto e terá como tema, “Ritual de uma farsa questionada: eleição e povo na Campanha Civilista”, ministrado pela Professor Doutor Rogério Rosa Rodrigues. As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do email: cmb.fpc@fpa.ba.gov.br
Quando: 22 de agosto, às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quando: 22 de agosto, às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
0 comentários:
Postar um comentário