• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Casamento e virgindade na Bahia são temas de curso de história


No próximo dia 15 de agosto, às 17h, na Sala Kátia Mattoso da Biblioteca, o Professor Joel Nolasco Queiroz de Cerqueira e Silva será o próximo convidado do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia. O tema a ser abordado será Casamento, Cabaço e Cabeceira: os imaginários de gênero e da honra na Bahia dos oitocentos, assunto da dissertação de mestrado em História sobre casamento e virgindade na Bahia entre 1861 e 1891, defendida na Universidade Federal da Bahia, sobre orientação do professor Lina B. Aras. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificados.  

O tema – A pesquisa procura demonstrar como se construía, culturalmente, o imaginário feminino e masculino do século XIX, a respeito dos modelos casamento, fazendo uma abordagem dos estudos culturais acerca da vida cotidiana das famílias baianas. O professor Joel Nolasco mostrará também padrões sócio-culturais que permitiam a ‘devolução’ da mulher à família, caso não fosse virgem. “Faço uma abordagem imparcial dos gêneros, buscando compreender os posicionamentos físicos, psíquicos e formais de pessoas que se casaram”.

Segundo Joel Nolasco, cada vez mais as temáticas sobre a vida cotidiana da sociedade está virando tema de estudos de pesquisadores. “Os estudos culturais envolvem temáticas de interesse não só do público especializado, mas também do publico comum” alerta que ainda ressalta, “há uma riqueza imensa nesses estudos. Antigamente o interesse de pesquisas no Brasil era voltado para assuntos de política, militarismo e economia. Após a década de 70, houve um aumento corrente de estudos sobre a história cultural”. 

Currículo – Licenciado, Bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Joel Nolasco Queiroz de Cerqueira e Silva é também Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, com pesquisa realizada sobre a História da Educação Médica na Bahia, pela Faculdade São Bento - BA. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, voltado à História da Vigilância Sanitária.

O próximo encontro do Curso Conversando com sua História acontecerá no dia 22 de agosto e terá como tema: “O gradil de ferro em Salvador no Século XIX”,  ministrado pela Professor Ilber Ascis. As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do email: cmb.fpc.ba.gov.br

Quando: 15 de agosto (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)

0 comentários:

Postar um comentário