Em setembro, a exposição Elo Dára, de Gal Santos, estará no Vão do Foyer da Biblioteca. Elo Dára reúne uma coleção de vasos de cerâmica de tamanhos variados e “quartinhas” trabalhadas com massa plástica colorida e colagem de materiais diversos em terceira dimensão, como conchas e búzios.
Quartinhas são vasos pequenos de barro ou louça tidos como objetos ritualísticos nas religiões afro-brasileiras – Candomblé e Umbanda – levadas com água e/ou flores como oferenda e também utilizadas para ornamentar o peji (altar). São também comumente utilizadas pelos devotos de Oxalá vestidos de branco, em festas afropop-religiosas da Bahia, como as lavagens do Bonfim, Itapuã, Santo Amaro, etc, portando flores, folhas, água de cheiro.
Gal Santos - a artista, baiana do Conde, costuma trabalhar sob inspirações-relâmpago. Em 2008 expôs sua coleção de espelhos trabalhados com conchas e búzios. Também trabalha com corte e costura e a técnica de macramé em palha da costa.
Para os vasos Gal utiliza conchas e búzios, palha da costa, missangas e pedras semi-preciosas. Na exposição também estarão outros vasos decorativos, grandes, cujos traços e cores vibrantes mantém a identidade da mitologia africana em sua criação.
Mais informações sobre a artista: www.elodara.blogspot.com
Quando: de 5 a 30 de setembro, das 8h30 às 21h
Onde: Vão do Foyer (térreo)