Clique para ampliar |
Em virtude dos 390 anos da expulsão dos holandeses da cidade de Salvador, na próxima quinta-feira (30), às 17h, o Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, realiza a palestra Guerras Neerlandesas na Bahia (1624-1654): História e Fontes de Pesquisa, com o professor Dr. Pablo Magalhães. A atividade é aberta ao público e acontecerá na sala Kátia Mattoso – Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).
A palestra é resultado da pesquisa do professor, intitulada “Equus Rusus A Igreja Católica e as Guerras Neerlandesas na Bahia (1624 – 1654)” e que investiga a atuação da Igreja Católica durante as guerras neerlandesas na Bahia entre os anos de 1624 e 1654. De acordo com o estudo, com as lutas, as instituições eclesiásticas fortaleceram suas economias e conseguiram expandir suas propriedades, transformando-as nas organizações mais poderosas do Atlântico Sul na metade do século XVII.
Pablo Antonio Iglesias Magalhães é doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor Adjunto I de História do Brasil e História da Bahia na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e co-autor do livro “Episódios Baianos: Documentos para a História do Período Holandês na Bahia”.
O quê: Centro de Memória realiza palestra sobre a expulsão dos holandeses da Bahia
Quando: 30 de abril, quinta-feira, às 17h
Onde: Sala Kátia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Fonte: fpc.ba.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário