• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Legados Raros: Menino de Engenho

REGO, José Lins do. Menino de Engenho.- Rio de Janeiro: Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, 1959. 203p., il., 37cm. - (Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, 13)
Criada em 1811 a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB)  nesses dois séculos de história constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa. Atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas esta coleção histórica, rara e especial, tem  acesso restrito e  consulta local  previamente agendada. 

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:
Menino de Engenho
Fotos: Taiana Figueiredo

Menino de Engenho, José Lins do Rego - Esta edição de Menino de Engenho, com tiragem de apenas 120 exemplares,  ilustrada com gravuras de Candido Portinari (1903-1962), é a décima terceira publicação da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, realizada sob a  direção de Raymundo Ottoni de Castro  e Cypriano Amoroso Costa e supervisão de Poty Lazaroto. Exemplar inconsútil, personalizado Exemplar letra C para a Biblioteca Pública da Bahia, permanece em bom estado de conservação.

José Lins do Rego Cavalcanati (1901- 1957) Nasceu em Pilar, Paraíba. Formou-se em Direito, em Recife em 1923. Em 1955 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Com o romance Menino de Engenho, publicado em 1932, inicia o chamado ciclo da  cana-de-açúcar.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090

0 comentários:

Postar um comentário