|
Mulher em Cena 2014 |
Em 2014 a
Biblioteca Pública do Estado da Bahia realizou uma série de ações culturais, sociais e educativas, através de projetos internos e do serviço de Cessão de Espaço, com uma programação diversificada e repleta de manifestações culturais. Relembre:
Mulher em Cena - No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a programação cultural da Biblioteca presta uma homenagem às mulheres através do projeto Mulher em Cena. Em 2014, as ações culturais se estenderam pelo mês de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher (30 de abril), trazendo para dentro dos espaços da Biblioteca palestras, filmes, oficinas,
workshops, teatro, debates, bate-papo e muito mais.
|
203 ano da Biblioteca |
203 anos da Biblioteca - Em 13 de maio de 2014 a Biblioteca celebrou os seus 203 anos de fundação. Fundada em 13 de maio de 1811, a primeira biblioteca pública do Brasil e a mais antiga da América Latina atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros e diversos setores como o Braille, Infanto-juvenil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Sala de Estudo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. Os 203 anos foram celebrados com diversas ações culturais durante todo o dia.
|
Primavera para Tod@s 2014 |
Primavera para Tod@s - Para celebrar a chegada da Primavera e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Biblioteca promoveu durante o mês de setembro diversas ações culturais gratuitas de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência através da 6ª edição do projeto Primavera para Tod@s. O projeto reuniu artistas, estudantes, médicos, especialistas e inúmeros frequentadores e visitantes da Biblioteca em atividades como: mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas.
|
Cortejo da 7ª Lavagem da BPEB |
7ª Lavagem da Biblioteca - No dia 05 de novembro de 2014, a Biblioteca realizou a sua 7ª Lavagem em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e aos 44 anos da sua atual sede, além de ser o ponto de partida para o Novembro Negro. Considerada a primeira Lavagem Profano-Literária, a ação cultural realizada anualmente pela BPEB já faz parte do calendário cultural da cidade, traz uma programação diversificada e atrativa, evidenciando a "baianidade" da Instituição e o seu compromisso com a sociedade.
Além dessas ações, a Biblioteca foi palco de diversas outras atividade culturais que integraram o calendário da cidade em 2014, como a
3ª Bienal da Bahia - É Tudo Nordeste, o projeto
Vitrines Culturais - Espaço Cultura, o projeto
História em Movimento - Dois de Julho em Debate, o
Seminário Nacional Mulher e Cultura, o
Colóquio História e Quadrinhos: A história da Bahia em HQ, o
III Fórum do Pensamento Crítico: Ditadura Militar – Direito à Memória, e muito mais.
0 comentários:
Postar um comentário