• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Legados Raros - West - Indianische Reitze

ALDENBURGK, Johann Gregor. West - Indianische Reitze und Beschreibung der belag und eroberungder statt S. Salvador in der Bahie von Todos los Sanctos inn dem land von welches von Brasilia Welches von Anno 1623 bis ins 1626. - Gedruckt zu Coburg: In Friederich Gruners, Buchandlers, 1627. [98] p.
Em dois séculos de história a Biblioteca Pública do Estado da Bahia constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa, atualmente sob a guarda da Subgerência de Obras Raras e Valiosas. Este precioso acervo possui obras de importância nacional e internacional, com acesso restrito e previamente agendado, cuidados pela atual gestora do Setor, a bacharel em biblioteconomia com especialização em Acervos Raros, Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes. Confira:

West - Indianische Reitze
Fotos: Juliana Neri
West - Indianische Reitze, Johann Gregor Aldenburgk – Edição original alemã raríssima de uma importante narrativa sobre o ataque e ocupação holandesa na Bahia, em 1624. 

O autor, soldado da Companhia das Índias Ocidentais nascido em Coburgk, Alemanha, integrou a esquadra do almirante Jacok Willekens, que em 1624 atacou e se apoderou da Bahia. 

O exemplar da Biblioteca procede da Biblioteca Vital Cardoso e apresenta marcas do tempo, páginas com grau de acidez e páginas amareladas, mas sem prejuízo do texto.  

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090 

0 comentários:

Postar um comentário