Em parceria com a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Associação Cultural Brasil e Estados Unidos – ACBEU e a Embaixada dos Estados Unidos, foi realizado no dia 1º de dezembro o XIV Seminário Brasileiro para Bibliotecários de Centros Binacionais, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). O tema do evento “A Biblioteca e as novas tecnologias”, refletiu a necessidade de co-existência entre a internet e os livros.
A abertura do evento foi feita pelo diretor da ACBEU, Arthur Guimarães Sampaio. Logo após às considerações iniciais, a bibliotecária Dilma Santana, em substituição da diretora da Biblioteca Pública, Kilma Alves falou à plateia sobre o contexto histórico da instituição, desde o surgimento da Biblioteca Pública, há 200 anos, até a atualidade. Ela esclareceu sobre a nomenclatura da biblioteca que já foi chamada de Biblioteca Central e hoje tem o mesmo nome o qual tinha quando foi criada, Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Dilma explicou aos presentes como esta disposta a biblioteca e sobre as atividades que são oferecidas à comunidade, tais como, contação de histórias, palestras, seminários, eventos entre outras atividades culturais.
A diretora para Centros de Pesquisas das Embaixadas dos Estados Unidos no Brasil, Colômbia, Venezuela e Paraguai (Information Resource Center - IRC), Carol Bray-Casiano ressaltou a importância dos profissionais bibliotecários e educadores brasileiros, pela dedicação com que exercem suas atividades. Ela palestrou sobre o futuro das bibliotecas na era digital.
O evento seguiu até o fim da tarde com bastante discussão sobre os temas abordados que perpassaram na educação e biblioteca. Os participantes receberam ainda certificado.