Vidas Secas, obra de 1936 |
De origem simples, Portinari nasceu em Brodowski, cidade do interior paulista, e, desde a adolescência demonstrou vocação para artes quando ainda ajudava na restauração de igrejas. Aos 20 anos, o artista já tinha exposições próprias e não tardou para fazer viagens para países como França e Estados Unidos. A sua pintura se caracteriza por uma tendência próxima ao cubismo e surrealismo, sem, no entanto, distanciar-se da tradicional arte figurativa. Quanto à temática, as obras do pintor são marcadas pela abordagem de questões sociais.
Portinari também teve suas obras consagradas no famoso Catálogo Raisonné, sendo o primeiro pintor ao sul do Equador contemplado com uma publicação do gênero. A coleção é composta por 5 volumes, com mais de cinco mil reproduções a cores de obras e, segundo o portal de Portinari, a coleção é "a mais definitiva e completa fonte de referência sobre a obra de um artista". Para quem quiser saber mais sobre a vida e obra desse grande brasileiro, a Biblioteca Pública dispõe do Catálogo Raisonné e outros títulos raros como:
Candido Portinari - Marcos Moreira e Afonso Arinos de Mello Franco
Candido Portinari - O lavrador de quadros - João Cândido Portinari (Org.)
Retrato de Portinari - Antônio Callado
Estas obras estão disponíveis no Setor de Artes (3º andar), no período de 8h30 às 17h, apenas para consultas no local. Mais informações: (71) 3117-6069.