• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Samba Chula de São Braz se apresenta na 6ª Lavagem da BPEB

Foto: Divulgação
A 6ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) será realizada no dia 05 de novembro (terça-feira), em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e ao aniversário de 43 anos da atual sede da Biblioteca, nos Barris.

Em 2013, a celebração começará às 16h, na frente da Biblioteca, onde baianas realizam a lavagem simbólica das escadarias. Em seguida, o Quadrilátero da BPEB abre espaço para a música com o grupo Samba Chula de São Braz e a banda Bembatrio. No dia 05 também haverá a abertura da instalação do artista plástico Leonício Santana, no Foyer da Biblioteca. Conheça mais sobre o Samba Chula de São Braz:

O Samba Chula de São Braz faz parte da história do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, tombado como patrimônio imaterial da humanidade desde o ano de 2005. O grupo representa com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia.

Criado oficialmente em 1995, o Samba Chula de São Braz é liderado por Fernando de Santana e tem como integrantes os cantadores de chula João do Boi e Alumínio. O samba de roda e a chula (uma variação das cantigas de samba que aborda de forma poética temas do cotidiano, relatando conflitos da vida e ofertando conselhos de quem já viveu bastante e tem muito que ensinar) são linguagens que sempre estiveram presentes na história de vida desses artistas, desde a tenra infância na Vila de São Braz, em Santo Amaro/BA.

O primeiro CD do Samba Chula de São Braz, intitulado Quando Dou Minha Risada Há, Há…, foi lançado em 2009. O disco foi contemplado pelo Prêmio Pixinguinha 2008, promovido pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

O trabalho realizado pelo grupo atrai a atenção de público e crítica no Brasil e no exterior e demonstra o potencial criativo da cultura popular traduzido em música e dança. Depois de realizar diversos shows e de dividir o palco com artistas de destaque da música brasileira a exemplo de Jair Rodrigues e Riachão, o Samba Chula de São Braz cruzou fronteiras e levou sua música para outros países, participando de eventos internacionais como a WOMEX – Copenhague, 2010, maior Feira de World Music do Mundo; o Festival da Primavera em Rishon Le Zion – Israel, 2011; Festival Europalia Brasil, na Bélgica e Holanda, 2011, além da realização de turnês pela França, com shows em Paris (Cité de La Musique), Marseille e Toulouse.

Confira abaixo o vídeo da participação do Samba Chula de São Braz no WOMEX, em Copenhague.




Equipe do VIVA - Núcleo de Produção Cultural
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural 
Silvia Dias - Produtora Cultural
Juliana Neri - Técnica em Assuntos Culturais
Ana Paula Fernandes - Técnica Administrativa 
Amanda Julieta - Web Writer
Richard Camargo - Designer gráfico

0 comentários:

Postar um comentário