• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dica Cultural: Espetáculo de dança inspirado em Cosme e Damião é apresentado na Ponta do Humaitá

Divulgação
Conhecida como um dos lugares mais bonitos da cidade de Salvador, a Ponta do Humaitá se transformará no palco do espetáculo de dança Cosme e Damião Duo durante todos os dias entre 27 de outubro e 3 novembro. Criado e dirigido pelo coreógrafo Gilles Pastor, o espetáculo estreia na capital baiana em um espaço público e aberto, abordando o tema do encontro e da dualidade através das performances de Edu O. e Jean-Philippe Salério.

Para o coreógrafo, as questões relacionais dão o tom do espetáculo: “Uma estranha duplicidade liga os intérpretes. Um é cadeirante, o outro não; um é brasileiro de Salvador, o outro é francês; um é bailarino e o outro é ator”. Estas e outras oposições estabelecem a plataforma que guia o trabalho dos artistas, apresentado gratuitamente na última semana de outubro.

Quando veio da França para passar três meses no Brasil, em 2007, Gilles Pastor apresentou em Salvador o espetáculo Tempête à 13°sud, estudou as relações presentes no sincretismo religioso e se voltou para o universo do candomblé. Além disto, realizou uma parceria com o bailarino e coreógrafo Edu O., que guiou o diretor em muitas celebrações dedicadas aos santos Cosme e Damião.

“Por ser baiano e, principalmente, do interior da Bahia, minha relação com São Cosme e Damião é bem diferente do que as informações que Gilles, que é europeu, trouxe sobre esses santos. Pudemos perceber isso quando tivemos oportunidade de vivenciar a festa de Cosme, em Santo Amaro. Aliás, foram várias festas que tivemos a oportunidade de apreciar juntos, e cada uma de um jeito diferente” explica o artista.

A inspiração do diretor na lenda dos santos gêmeos Cosme e Damião vai desde a pesquisa até o título do espetáculo, que mistura referências das diferentes leituras que os santos recebem na Europa e no Brasil. Entre os elementos que mais chamaram sua atenção durante a pesquisa, o diretor aponta que, na Europa, A Lenda Áurea, de Jacques de Voragine, relata desde o século XII o implante miraculoso de uma perna emprestada de um defunto negro. Enquanto o quadro O Milagre da Perna Negra, presente na cenografia do espetáculo, representa os santos tratando de um doente e “transplantando” a perna para uma pessoa branca.

Quando: Dia 27 de outubro a 3 de novembro, às 17h
Onde: Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, Ponta do Humaitá
Quanto: Gratuita
Fonte: MAM-BA

0 comentários:

Postar um comentário