• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Dicas de Leitura: José Saramago e Carlos Heitor Cony

Clique para ampliar
A Biblioteca preparou uma lista de livros para quem não se cansa de viajar no mundo das letras. Na Dica de Leitura de hoje, dois romances de língua portuguesa, que podem ser retirados da Instituição através de empréstimos. Em destaque, História do cerco de Lisboa (foto), do escritor português José Saramago.

Para se cadastrar na Biblioteca e começar a fazer empréstimos de livros, é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. A inscrição deve ser feita no Setor de Empréstimo, que funciona todos os dias da semana. Mais informações: (71) 3117-6021.

História do cerco de Lisboade José Saramago

O romance funde em duas histórias: A primeira história é a de um revisor de provas que tem como trabalho verificar as correções de uma obra intitulada "História do cerco de Lisboa". Este homem é tentado a fazer uma alteração ao texto introduzindo a palavra "não" quando existe a aceitação por parte dos cruzados de ajudarem o rei português a tomar a cidade. Assim a obra ficaria adulterada, uma vez que os cruzados passam a não ajudar o rei a tomar a cidade aos muçulmanos.
A outra história é a da tomada de Lisboa aos Muçulmanos, que o revisor acabará por recontar imaginando que os cruzados não ajudavam os portugueses. Nesta segunda história, que no livro decorre em simultâneo com a primeira, a obra assume caráter de romance histórico, com descrição a medieval do mundo islâmico e cristão.

O piano e a orquestrade Carlos Heitor Cony

Encravada na serra do Mar, ao longo dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, ergue-se a vila de Rodeio, famosa não apenas por uma água de bica que tem a fama de curar cobreiro, espinhela caída e impotência sexual, mas sobretudo pelas façanhas de Francisco de Assis Rodano, mambembe encarnação de Lúcifer cuja missão neste mundo é “ajustar contas milenares com o Outro”. "O piano e a orquestra" é um show de humor e imaginação. Ao combinar crônica de costumes e parábola cósmica com citações de Dante, Shakespeare, Fernando Pessoa e do romanceiro popular, Carlos Heitor Cony escreveu um delicioso divertimento literário. Uma alegre e incessante ciranda em que o indivíduo se atrita com a sociedade como um piano alucinado com uma orquestra desvairada.

0 comentários:

Postar um comentário