• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil celebra nascimento de Monteiro Lobato

Escritor é homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil
"Um país se faz com homens e livros". Com a famosa frase de Monteiro Lobato, a Biblioteca celebra o nascimento do escritor paulista. Em homenagem à data, hoje também é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Autor de diversas obras infantis, Monteiro Lobato foi um dos escritores brasileiros mais importantes do século XX. De suas mãos, nasceram as histórias do "Sítio do Pica-pau Amarelo", que vem acompanhando gerações e encantando crianças desde 1920. Com personagens encantados como a boneca Emília, o aventureiro Pedrinho e o Marquês de Rabicó, a série do Sítio, distribuída em 23 livros, é sucesso em diversos países, como Argentina, Itália e Rússia.

Incentivado a escrever por não gostar das traduções feitas dos livros infantis europeus, Monteiro Lobato teve metade da sua obra dedicada à criançada. Confira alguns livros do escritor disponíveis no Setor Infantil da Biblioteca:

- Aritmética da Emília (1935)
- As aventuras de Hans Staden (1927)
- Caçadas de Pedrinho (1933)
- Emília no país da gramática (1934)