Cajazeira é convidado para curso-oficina realizado na Biblioteca |
Nesta sexta-feira (29) o curso-oficina 200 Anos de Poesia na Bahia terá como convidado o poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos. Cajazeira falará sobre a origem, trajetória, estrutura do soneto e seus principais cultores desde Petrarca na Itália passando pelo português Luís de Camões, pelo baiano Gregório de Mattos no século XVII aos poetas baianos contemporâneos vivos como Maria da Conceição Paranhos, Adelmo Oliveira, Florisvaldo Mattos, além do próprio palestrante.
Luís Cajazeira, poeta baiano nascido em Salvador a 12 de agosto de 1956, é autor dos livros Fiat Breu (1996), Como se (1999), Temporal temporal (Prêmio Gregório de Mattos 2000 da Academia de Letras da Bahia) e Mais que sempre – Editora 7Letras, Riode Janeiro, 2007.
O curso-oficina, dividido em três módulos, está sendo ministrado pelo poeta Douglas de Almeida desde junho (Romantismo) e estuda a poesia baiana desde o Romantismo aos poetas modernos e faz parte da programação alusiva aos 200 anos de criação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia: 13 de maio de 1811. Este módulo (julho) está apresentando os poetas parnasianos e simbolistas baianos, a exemplo de Pedro Kilkerry e Arthur de Salles.
Para o terceiro módulo, que abordará a poesia baiana contemporânea, já está agendado o poeta José Carlos Limeira que versará acerca da poesia baiana de matriz africana.
Quando: 29 de julho (sexta-feira), às 14h
0 comentários:
Postar um comentário