• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Independência em Debate" é encerrado pelo historiador Marcelo Siquara

Nesta sexta (22) aconteceu o último encontro do ciclo de palestras “Independência em Debate”, realizado pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O evento foi ministrado pelo historiador Marcelo Renato Siquara Silva que abordou o contexto da conjuntura social, econômica e política de Salvador no período da Independência da Bahia. Mestrando em historia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Marcelo Siquara levou ao público formado por estudantes do ensino médio o seu tema de estudo, que é "O cotidiano das camadas Populares de Salvador em Meio ao Processo de Independência do Brasil na Bahia". Marcelo também explicou aos presentes que o nome correto para o histórico 2 de Julho é "Independência do Brasil na Bahia", afinal o momento fez parte da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro. Foram distribúidas exemplares da edição nº 32 da Folha Literária, informativo da Fundação Pedro Calmon.

Dentre as produções bibliográficas Siquara destaca-se “O Sentinella Bahiense e o processo de independência brasileiro”. Além disto, encerra o ciclo de debate realizado desde o inicio do mês de julho, que teve como objetivo, desconstruir idéias arraigadas sobre a Independência do Brasil e da Bahia reafirmando a importância do 2 de julho para a historia do País.

0 comentários:

Postar um comentário