• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

IPHAN tomba o Teatro Castro Alves e Terreiro de Oxumaré

Foto: Divulgação
O conselho consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou, na manhã desta quarta-feira (27), o Teatro Castro Alves (TCA) e o terreiro de candomblé Ilê Axé Oxumaré, ambos localizados em Salvador. A reunião aconteceu na sede do IPHAN, em Brasília. Esta foi a última reunião do conselho em 2013.

"De fato hoje foi um dia da Bahia aqui no Conselho do Iphan. O Teatro Castro Alves foi tombado por sua importância arquitetônica e cultural. Ele passou por um período de intensa atividade de grandes artistas e hoje em dia passa por uma renovação importante, que vai dar mais vitalidade ao local. Já a Casa de Oxumaré coroa uma proteção ao candomblé, sendo uma das casas mais tradicionais da Bahia. Hoje no Conselho tivemos a presença de diversas lideranças religiosas. Esse reconhecimento e essa celebração faz jus a algo muito importante da cultura brasileira", falou ao G1 a presidente do Iphan, Jurema Machado.

Para o diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, esse tombamento é da máxima importância. "O TCA é um patrimônio de grande importância para os baianos. Essa atitude é louvável porque é um equipamento que foi construído na década de 50, mas é um equipamento que dialoga com o contemporâneo. Além disso, é um teatro vivo, atuante como um dos complexos mais ativos do país, recebendo espetáculos arrojados em todas as artes", disse

Já o terreiro Ilê Axé Oxumaré, localizado na Avenida Vasco da Gama, na Federação, é um dos mais antigos templos do candomblé do país. A solicitação do tombamento foi realizada em 18 de setembro de 2002 pelo sacerdote Babalorixá Agoensi Danjemin, supremo dirigente do Ylê Oxumarê e pelo presidente da Sociedade Cultural Religiosa São Salvador – Ilê Oxumarê, Silvanilton Encarnação da Mata.

Fonte: G1 - http://va.mu/dfgg

0 comentários:

Postar um comentário