• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dica Cultural: Grandes artistas da música negra baiana agitam Semana da Consciência Negra no Pelourinho

Foto: Divulgação
O Pelourinho se une aos festejos em torno da Semana da Consciência Negra, e traz durante os próximos dias uma programação diversificada, que mostra a black music em suas diversas vertentes. A realização é do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e faz parte do II Encontro das Culturas Negras, ação promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) por meio de suas vinculadas para comemorar o mês Novembro Negro, projeto do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Hoje, dia 20, o Pelourinho comemora o Dia Nacional da Consciência Negra com um programação artística especial. Abrindo a comemoração, o Afoxé Filhas de Gandhy sairá em cortejo pelas ruas do Pelourinho, às 20h. Mais tarde, às 21h, Graça Onasile faz show no Largo Quincas Berro d’Água, com participações de Wil Carvalho, Afro Jhow, Carla Lis e Marquinhos Marques. No Largo Tereza Batista, Gabi Guedes traz a mistura de ritmos do candomblé com instrumentos do jazz e as batidas do afrobeat, com o projeto Pradarrum. Já no Largo Pedro Archanjo, Dão & a Caravana Black representam a moderna música negra baiana com um repertório diversificado que permeia ritmos como samba, funk, pop, reggae, soul, entre músicas autorais e algumas homenagens a famosos artistas da black music.

Na quinta (21), o grupo Performáticos Quilombo apresenta no Largo Pedro Archanjo um espetáculo que reúne elementos da poesia, da música, da dança e do teatro, representando as heranças artísticas e culturais afrodescendentes. Conhecido pela beleza de suas fantasias e empolgação de seus integrantes, o Bloco Afro Bankoma promove mais um ensaio no Largo Tereza Batista, ao som de repiques, cheqyerês, timbaus, dentre outros instrumentos percussivos. E dando seguimento ao projeto Misturando Ritmos e emoções, o rapper Afro Jhow realiza mais uma edição do show A noite é delas, com um repertório que privilegia canções que exaltam e valorizam as mulheres, tendo como convidados Afro Ragga, Erick DJembê, Savannah Lima, Fael Primeiro, Mc Babel e Mr. Armeng.

E entrando no final de semana, na sexta (22), a cantora apresenta Márcia Short apresenta o show Onde eu sou você. Onde você show eu, no repertório tem músicas autorais fundindo samba-reggae, pop, MPB e reggae music, agitando o Largo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista, a Banda Didá, formada por 14 musicistas, entre percussão, harmonia e voz, traz no repertório canções de grandes nomes do cenário musical nacional, além de musicas de grandes estrelas internacionais, com novas roupagens e arranjos com a cara da Bahia. No Largo Quincas Berro d’Água, conscientização, politização e identidade cultural são palavras de ordem que regem o repertório de Shamáyim Zion, contando fatos históricos, falando de amor e louvando a Jah.

E no sábado (23), a partir das 21h, tem a Banda Zuluz que funde vários ritmos num grande caldeirão musical no Largo Pedro Archanjo. E no Largo Quincas Berro d’Água, a banda de reggae roots, Moa Anbesa apresenta o show Consciência Rasta, com uma sonoridade bastante original e muito sentimento que têm consolidado a banda no cenário musical baiano.

No domingo (24), o Grupo Negros de Fé em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Curuzu (AMAC), promove o Samba Enxoval, com o Grupo Tempero do Samba, Catadinho do Samba, FA Amaral, tendo participação de Nattan – Movimento Seja Você Também Um Sambista Solidário, Negro Davi, Gal do Beco, Rose Belo e Marcos Pocaolho. O evento começa às 15h, no Largo Tereza Batista e a entrada é realizada com 01 peça de enxoval de bebê que será doado a comunidade do Curuzu. De noite, às 20h, a banda Conexão Reggae apresenta um trabalho fortemente marcado pela musicalidade jamaicana, mesclado a traços próprios de sua identidade, com uma linguagem descontraída e ritmo dançante no Largo Quincas Berro d’Água.

Dia 20/11

O quê: Filhas de Ghandy
Onde: Ruas do Pelô, às 20h
Quanto: Gratuito

O quê: Dão e a Caravana Black
Onde: Largo Pedro Archanjo, às21h
Quanto: Gratuito

O quê: Gabi Guedes e Pradarrum
Onde: Largo Tereza Batista, às 21h
Quanto: Gratuito

O quê: Graça Onailê
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, às 21h
Quanto: Gratuito

Dia 21/11

O quê: Bloco Afro Bankoma
Onde: Largo Tereza Batista, às 20h

O quê: Afro Jhow
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, às 20h
Quanto: Gratuito

O quê: Performáticos Quilombo
Onde: Largo Pedro Archanjo, às 21h
Quanto: Gratuito

Dia 22/11

O quê: Márcia Short
Onde: Largo Pedro Archanjo, às 21h
Quanto: Gratuito

O quê: Didá Banda Feminina
Onde: Largo Tereza Batista, às 21h
Quanto: Gratuito

O quê: Shamáyim Zion
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, às 21h
Quanto: Gratuito

Dia 23/11

O quê: Banda Zuluz
Onde: Largo Pedro Archanjo, às 21h
Quanto: Gratuito

O quê: Moa Anbessa
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, às 21h
Quanto: Gratuito

Dia 24/11

O quê: Samba Enxoval
Onde: Largo Tereza Batista, às 15h
Quanto: 01 peça de enxoval para bebê

O quê: Conexão Rasta
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, às 20h
Quanto: Gratuito

Fonte: Pelourinho Cultural (http://va.mu/deo5)

0 comentários:

Postar um comentário