• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dica Cultural: Obras de Saulo Portela inspiram poesia e performances no Palacete das Artes

Artista baiano apresenta performance no Palacete das Artes
Convidado pelo Palacete das Artes, o baiano Saulo Portela comemora duas décadas de pintura em exposição com entrada franca que vai até 08 de dezembro, na Galeria Mansarda. O trabalho do artista, que mora e produz em Paris desde a década de 1990, está reunido em 20 telas feitas em tinta acrílica, que inspiraram os poemas do livro Ut pictura poesis. O título do livro significa, literalmente, “Em pintura como em poesia”, pois traz poemas que nasceram da apreciação dos quadros de Saulo por diversos artistas internacionais em saraus literários, conduzidos nos círculos culturais da vanguarda parisiense.

Agora, estes poemas ganham vida em performances do ator e diretor franco-italiano Marcello Scuderi nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro, em duas apresentações diárias gratuitas, às 19h e às 20h, para 50 pessoas cada. As performances de Scuderi, intituladas Ida Simples para Saulo Portela, durarão 20 minutos e trarão encenação e diálogo entre o ator e a obra de Saulo Portela, envolvendo cenografia, música, corpo e movimento.

“Encontrar-me com o mundo pictórico de Saulo Portela tem sido uma feliz surpresa porque a sua cor fala. Este vitalíssimo uso da cor aparenta estar em contínuo movimento em um espaço que pode parecer fluido mas é, na realidade, seu mundo poético ao qual somos convidados”, argumenta o crítico e diretor de teatro italiano Maurizio Scaparro. “Ut pictura poesis” é um livro com universos diferentes, onde os autores se questionam sobre os quadros, sua existência, sua materialidade. Certo dia, Saulo Portela me deu este livro para ler. Lendo-o me veio a pergunta: e se eu desse voz e corpo a estes poemas?”, explica Marcello Scuderi sobre a performance.

Sobre a exposição Saulo Portela – A mostra fica em cartaz na Galeria Mansarda e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h, até o dia 8 de dezembro.

Serviço:
O quê: Performance Ida Simples para Saulo Portela, com Marcello Scuderi
Quando: Dias 28 de novembro e 05 de dezembro de 2013, às 19h e às 20h a cada dia
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284 – Graça
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3117-6987 / 6910

0 comentários:

Postar um comentário