Foto: Genilson Coutinho |
O Museu Abelardo Rodrigues, situado no Pelourinho, promove, durante todo o mês de junho, visitas mediadas às suas instalações, com ênfase na vida e nos milagres de Santo Antônio, conhecido no Brasil como o “Santo Casamenteiro”. A mediação cultural terá como foco as relações existentes entre o famoso santo e o imaginário popular brasileiro, como a tradição do “Pão de Santo Antônio”, onde é comum que os fiéis distribuam pão no dia de sua festa, celebrada no dia 13 de junho. A programação ocorrerá sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 18h horas, com visitação gratuita. Os interessados devem agendar a presença dos seus grupos previamente através do telefone (71) 3116-6740.
Com nome de batismo Fernando de Bulhões Taveira de Azevedo, Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Ainda jovem pertenceu à ordem Agostiniana, até ser ordenado sacerdote. Anos depois, deixou a ordem agostiniana para se tornar franciscano, pois a humildade e pobreza dos seguidores de São Francisco o encantaram profundamente.
Além da imagem em madeira do “Santo Casamenteiro”, com 1,25 x 30 cm de largura e datada do século XVIII, a mostra do acervo do Abelardo ainda reúne imagens de Nossa Senhora das Almas do Purgatório, Santa Isabel, A Sagrada Família, Nossa Senhora com o Menino, São Joaquim, Nossa Senhora do Rosário e São Miguel Arcanjo. Crucifixos, pintura, oratórios, mesa de altar e santos de roca, confeccionados em materiais diversos também integram uma das maiores coleções de arte sacra do país.
0 comentários:
Postar um comentário