No próximo dia 28, mulheres baianas atuantes em diversos segmentos do mercado profissional são convidadas pela Biblioteca para um bate-papo descontraído, onde vão compartilhar as suas experiências enquanto mulheres e os desafios encontrados em suas carreiras. O encerramento será marcado com uma apresentação especial do “Samba das Moças & Convidados”, grupo cultural composto apenas por mulheres e com um repertório que canta a mais pura expressão da cultura brasileira: o samba.
Quando: 28 (quarta-feira), às 18h
Onde: Quadrilátero (Térreo)
Quanto: Gratuito
Quanto: Gratuito
Convidadas:
Clarissa Gonçalves |
Clarissa Cristina Oliveira Gonçalves
Coordenadora de Educação, Cultura e Esporte da ARCCA; delegada da 4ª Conferência Estadual de Cultura de 2011; professora de formação; coordenadora e atriz do grupo de teatro Noz Cego; militante da área de Direitos Humanos e de Cultura para a Pessoa com Deficiência em várias frentes em Salvador. Nascida em 24 de julho de 1960, hoje com 51 anos, dedica seu tempo a causa da pessoa com deficiência.
Sista K |
Sista K
Graffiteira, feminista, vegan, ativista política, mulher de periferia, assim é Sista K, que atua com suas personagens negras e gordas, denunciando o esteriótipo da beleza e o preconceito racial, usando como instrumento as paredes de Salvador. Formou o grupo de graffiteiras chamadas SISTAS CREW que organizou o Encontro Nacional de Graffiteiras no ano de 2009. Atua em diversos coletivos de mulheres, dentre eles o Festival Vulva La Vida, no qual participa ativamente da construção, além de incentivar as mulheres, através de oficinas de arte de rua, a retomarem as ruas, por meio de graffitis, stencils, lambs e ações diretas que denunciem o machismo e sexismo da nossa sociedade patriarcal. Atualmente participa de eventos de graffiti, trabalha com produção de moda, cozinha vegana e organiza evento periódicos para financiar o festival de contra cultura feminista, o Vulva La Vida.
Tatiana Aguiar |
Tatiana Aguiar
Médica graduada pela Escola Bahiana de Medicina em 1999; especialista em Ginecologia e Obstetrícia; professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina e da FTC; coordenadora da Residência Medica do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irma Dulce); presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem Bahia).
Mell Borba |
Mell Borba
Mell é formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco e atualmente coordena o Coletivo de Artistas da Cultura Popular Lé com Cré, o Grupo de Danças Femininas, no Espaço Xisto Bahia. Desde muito nova, sempre incentivada por sua mãe, participou de grandes companhias, como: Camarás Cia de Dança, PlenaDança; grupo de Dança da Universidade de Pernambuco; Grupo Acertando o Passo (Danças Populares e Trio Pinguim); Grupo ETC e Tal, hoje Cia de Dança Valdeck Farias (grupo especializado em forró, também dança de salão); As Filhas da Lua (danças orientais femininas), dirigido por Mell Borba; Grupo Cultural Eixo Afro Árabe; Grupo Zimurgh, Ancestral Essence.
Marilda da Luz |
Dra. Marilda Marcela da Luz
Formada em Direito (UCSAL), pós-graduada em Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Direitos Humanos e Planejamento Estratégico na Escola Superior de Guerra, é delegada por vocação há 17 anos. Atualmente, atua há 1 ano na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A DEAM é a 2ª Delegacia de Atendimento a Mulher no país com o objetivo de punir agressores de mulheres. A Delegacia conta com uma equipe especializada e cursos de qualificação.
Ivana Lins |
Ivana Lins
Bibliotecária, formada pelo ICI/UFBA (Instituto de Ciência da Informação), especialista em leitura teoria e prática - PUC-RJ/UESB, mestre em Ciência da Informação ICI/UFBA e doutoranda em C.I ICI /UFBA. Atualmente é professora do ICI/UFBA. Dirigiu a biblioteca Jorge Amado - UESB/Jequié (1994-2002). Coordenou o Proler/UESB - Jequié (1997 - 2002). Coordenou e lecionou no Curso de Ciência da Informação da Faculdade Juvêncio Terra - Vitória da Conquista (2005 - 2008). Dirigiu a Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB (2008 - 2010). Militante de duas causas sociais: a formação de cidadãos leitores e por um mundo mais acessível para os deficientes físicos. Possui artigos e capítulos publicados em periódicos e livros.
Samba das Moças
Samba das Moças |
Formado em janeiro de 2008, com o intuito de valorizar a cultura da batucada e, especialmente, do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Patrimônio Cultural da Humanidade, o Samba das Moças, composto apenas por mulheres, canta um repertório que traduz a alma da mais pura expressão da cultura brasileira: o samba. Aliando músicas autorais e canções de domínio público às pérolas dos grandes mestres, o grupo traz para o universo do samba toda a diversidade rítmica brasileira, usando em seus arranjos elementos de outros ritmos nordestinos, como baião, ciranda, maracatu, coco e embolada. O grupo é composto por Joana Ramos, Paula Lemos, Lívia Lemos, Illa Benício, Deise Sousa, Rachel Ramos e Kamile Levek... O SAMBA é DAS MOÇAS!