• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dica de Leitura: Carnaval da Bahia: um registro estético

Foto: Juliana Neri
A Biblioteca já entrou no clima de festa e separou para você, como Dica de Leitura Carnavalesca, o livro Carnaval da Bahia - um registro estérico, um coletivo de textos de Anísio Félix, Antônio Godi, Cid Teixeira, Hildegardes Vianna, Juarez Paraíso, Milton Moura, Nelson Cerqueira, Rosane Santana, Tasso Franco e Waldir Oliveira, que traz um histórico da maior festa de rua do país, ilustrado com fotos do carnaval baiano durante o século XX. 

O livro pode ser encontrado na Subgerência de Obras Raras e Valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar. 

Além disso, a Dica de Leitura traz Dicas Audiovisuais, com as obras Bate-Papo XXI - Carnaval e Cultura, Caminhão da Alegria: 60 anos de Trio Elétrico, e o filme-documentário A Bahia do Afoxé Filhos de Gandhy, apresentando um pouco do histórico e das tradições do carnaval baiano, disponíveis no Setor de Recursos Audiovisuais da Biblioteca, de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 3º andar

Carnaval da Bahia: um registro estético - No início da obra encontram-se informativos sobre como surgiu o Carnaval e a partir de quais condições histórico-sociais ele se tornou a maior festa de irmanação de raças e classes do país. Além disso, há textos com intuito de explicar o termo Carnaval, que designa uma das festas populares mais entusiasmantes do Brasil e que tem na Bahia uma forte e alegre representação. A obra contém capítulos ilustrados com fotos de baianos fantasiados no período do Carnaval durante o século XX, fotos dos antigos carros alegóricos e das artes visuais espalhadas pela cidade com o passar das décadas. As imagens são acompanhadas por textos relativos aos grupos que desfilavam no período da festa, as escolas de samba do carnaval baiano e seus trios elétricos. Carnaval da Bahia: um registro estético é um arsenal sobre tudo que se relaciona ao Carnaval baiano e pode fazer com que curiosos sobre o tema sintam-se verdadeiros conhecedores dele e se admirem com a história e significado do período carnavalesco.

0 comentários:

Postar um comentário