• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

De Olho na Notícia: Zulu Araújo assume diretoria da Fundação Pedro Calmon

Foto: Renato Ribeiro | Divulgação
O Diário Oficial do Estado divulgou nesta sexta-feira (27) o nome de Zulu Araújo como novo diretor da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e responsável pelas políticas de Livro e Leitura, Memória e Arquivos. Zulu foi presidente da Fundação Cultural Palmares (2007-2010), que é ligada ao Ministério da Cultura.

Edvaldo Mendes Araújo, mais conhecido como Zulu (62), é natural de Salvador e também formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Em 1981, tornou-se militante do movimento negro do Brasil e, desde então, possui trajetória marcada por trabalhos de promoção, pesquisa e divulgação da cultura brasileira, experiência adquirida na gestão de diversos eventos culturais no Brasil e no exterior, entre  2003-2007. Foi diretor de Cultura e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos, administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor do Grupo Cultural Malê, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado, entre outros cargos. Em 1995, atuou como coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares.

Em 2003, foi convidado para ser diretor de Promoção, Intercâmbio e Divulgação de Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares e, em 2007, foi indicado pelo ministro Gilberto Gil para presidir a instituição, que tem como missão central combater o racismo, promover a igualdade racial, preservar a cultura negra e valorizar as manifestações artísticas voltadas às populações negras. Nesse período, foi também representante do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fonte: fpc.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário