• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dica Cultural: Lançamento do livro "Reflexões Filosóficas de Calixto"

Clique para ampliar

Firmino da Cerâmica, Crispim Alma Fria e Lobo Afonso. Estas são apenas algumas das personagens que aparecem em Reflexões Filosóficas de Calixto, novo livro de crônicas de Manoel Passos Pereira, o Manuca, que será lançado no próximo dia 05/09 (quinta-feira), às 18h, na Livraria LDM do Espaço Itaú de Cinema. A obra foi finalizada em 1996, mas só agora os leitores terão oportunidade de conhecer as narrativas e os causos que têm Salvador e o Recôncavo Baiano como pano de fundo.

Declarando-se mais amadurecido e preocupado com temas relacionados à ética e movimentos pacíficos, Manuca revela que conviveu com alguns dos personagens e outros são frutos de sua imaginação. “A maioria de meus personagens são pessoas vivas observadas no dia a dia da vida, evidentemente com certa dosagem de temperos do meu imaginário, daí a importância literária, pois não seria uma mera cópia da realidade”, ressalta. O livro contou com o apoio técnico da Fundação Pedro Calmon e o lançamento terá ainda uma apresentação especial de Mateus Aleluia, artista cachoeirense que fez parte do lendário grupo musical Os Tincoãs, e de sua filha, a cantora Fabiana Aleluia.

Atuação eclética, Manuca é historiador, professor e autor de diversos livros, dois deles contando a trajetória dos bairros de Nazaré e Rio Vermelho. Além disso, já participou como roteirista, pesquisador e diretor de diversos documentários abordando a cultura e religiosidade negras, dentre eles “Gaiaku Luiza: força e magia dos voduns”, “Santo Amaro: encruzilhada cultural do Recôncavo” e “Casa de Santo”, sobre a religiosidade dos afrodescendentes de Maragojipe.

SERVIÇO:
O quê: Lançamento de “Reflexões Filosóficas de Calixto”. Participação especial:
Mateus Aleluia e Fabiana Aleluia
Quando: 05 de setembro (quinta-feira), às 18h
Onde: Livraria LDM, Espaço Itaú de Cinema, Praça Castro Alves, s/nº
Preço sugerido: R$ 15 (quinze reais)
Outras informações: (71) 3277.8622 | eventos@livrariamultcampi.com.br

Texto: Tom Correia - ASCOM/FPC
Foto: Divulgação/FPC

0 comentários:

Postar um comentário