• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dica Cultural: Exposição Fotográfica Irmãs

Clique para ampliar
O Teatro ISBA recebe de 11 de julho a 09 de setembro a exposição fotográfica Irmãs, da fotógrafa Gao Maiolino. A exposição é um ensaio fotográfico  com 21 fotografias Preto e Branco com interferências coloridas em cada uma delas, que retrata a cidade Belmonte brasileira, na Bahia, e a Belmonte portuguesa, na região Centro de Portugal.

O passeio pelas ruas dessas cidades através de suas arquiteturas, seus hábitos culturais e suas curiosidades gerou capturas dos mais variados ângulos: fechados, abertos, suaves, duros e iconoclastas. Essa primeira Belmonte, segundo a história, foi avistando a diferença de cor nas águas navegadas onde Pedro Álvares Cabral percebeu um Rio, o Jequitinhonha, que caudalosamente rompia o mar trazendo consigo ilhas inteiras de árvores e majestosas baronesas levando-o a concluir que a terra firme estaria muito próxima (“Traço”, “Pontas de Areia”,“Encontro”, “À Sombra” e “Beira Rio”). Esta cidade hoje sobrevive basicamente da pesca (“Brasão” e “Abandono”), do artesanato de argila (“Fadas”) e do turismo ecológico em seus vastos manguezais (“Caminho” e “Braço”), guardando muito pouco do seu passado (“Chama” e “Derradeira”). Um curioso farol (“Norte”) instalado a mais de 2 km do mar repleto de histórias e estórias que afirmam que o mar mudou de lugar.

Belmonte portuguesa, terra onde Cabral nasceu e viveu com sua família traça o histórico passado de nosso descobridor (“Circular”, “Rosa dos Ventos” e “Luminosa”). Esta, medieval, histórica e religiosa (“Santificado”), localizada no ponto mais alto do país (“Geográfico”), sobrevive do seu intenso fluxo turístico para visita aos seus museus, dentre eles o Museu do Descobrimento, acervo com multimídias de alta tecnologia; Museu Judaico, Museu Eco Zêzere, Museu do Azeite, entre outros (“Voando”). Também se destaca no cultivo de cerejeiras, pereiras e oliveiras (“Jardim das Oliveiras” e “Túnel”).

O quê: Exposição Fotográfica Irmãs
Quando: 11 de julho a 09 de setembro, das 15h às 19h
Onde: Teatro ISBA - Av. Oceânica, 2717, Ondina
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário