• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cordelista Antonio Carlos Barreto lança livro na Biblioteca

Clique para ampliar
Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis. Assim se chama o novo livro do poeta e cordelista baiano Antonio Carlos Barreto. O livro será lançado nesta quinta-feira, dia 16, às 18h, na Biblioteca Pública do Estado (Barris) e faz parte de uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, por meio da sua Diretoria de Livro e Leitura (DLL), com  a Editora Quarteto, responsável pela publicação.

Nesta nova obra Barreto, que já tem mais de 150 cordéis publicados, reúne uma série de textos, com enfoque para crítica social, tendo como carro chefe o que batiza a coletânea e aborda o reality show da Rede Globo. Ele critica a sociedade, a educação e fala ainda sobre o lugar da mulher na sociedade e também sobre política, tudo com bastante humor. O livro tem 94 páginas e custará  apenas R$ 10,00.

Sobre a importância de publicar um cordel, gênero literário popular geralmente produzido em folhetos, em meio à modernidade da mídia e internet, o escritor diz se satisfazer ao atrair leitores pelo diferencial da sua obra. “Produzir e publicar cordéis me dá a certeza de estar plantando minha semente na sociedade. Sou professor e utilizo os cordéis também para incentivar a crítica social e a leitura dos meus alunos. Assim também é com os leitores, de maneira agradável e bem humorada”, afirma.

Na ocasião do lançamento, o Grupo Tapuia fará uma apresentação com releituras de canções que retratam a cultura brasileira, perpassando por gêneros que vão da música tradicional a estilos como Coco, Baião e Xote. O Tapuia é formado por Luiza Meira (voz e percussão), Tatiana Sales (voz e sanfona), Alex Meira (voz e violão), Neri Góes (baixo) e Alessandro Mônaco (Percussão).

Quando: Dia 16 de maio (quinta-feira), às 18h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca (térreo) - Complexo Cultural dos Barris
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário