• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cerimônia na Biblioteca premia iniciativas de incentivo à leitura no estado da Bahia

Clique para ampliar
Na tarde desta quarta-feira (18), a Biblioteca recebeu a cerimônia de premiação dos Pontos de Leitura vencedores do edital do programa Mais Cultura. O prêmio contemplou 94 iniciativas de incentivo à leitura em todo o estado da Bahia, através de entidades que promovem o acesso gratuito ao livro e à leitura há mais de um ano.

Estão sendo investidos, no total, 1 milhão 880 mil reais para os Pontos de Leitura, sendo 20 mil reais para cada iniciativa premiada. Com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Cultura, os contemplados deverão investir no fortalecimento do incentivo à leitura: além da compra de livros, revistas, gibis, CD’s e DVD’s, a verba poderá ser destinada ao auxílio às atividades socioculturais e educacionais relacionadas à leitura. Ao final de 12 meses, os grupos selecionados deverão prestar contas sobre as atividades exercidas, através de um relatório de análise de resultados.

A escritora Neide Cortizo fez uma intervenção durante o evento, falando sobre as diversas formas de leitura, que vão do texto à imagem, e a sua importância. Iniciando a palestra com a pergunta “Por que lemos?”, como forma de provocação, a escritora convidou os ouvintes a participarem respondendo à questão. Para Judite Santos, de Saubara, a leitura é a principal fonte de conhecimento, saber e informação. “A leitura nos leva ao esclarecimento da vida”, diz. Foram abordadas, ainda, as dificuldades de acesso e incentivo à leitura no interior do estado e representantes de Pontos de Leitura contemplados no edital de 2010 relataram suas experiências em suas respectivas cidades.

Os contemplados no edital de Pontos de Leitura assinaram o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) e receberam um kit com quatro livros publicados pela Fundação Pedro Calmon: O homem que sabia a hora de morrer, de Adelice Souza, A guerreira da Lapinha, de Elieser César, Louça de Deus: o Caxixi de Maragojipinho, de Urânia Teixeira, e O mistério da casa na praia, de Nádia São Paulo.

Mais Cultura – O Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura da Bahia é uma ação do projeto Mais Cultura, que é fruto do convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado da Bahia, pela Secretaria da Cultura e Fundação Pedro Calmon. Esta ação visa contemplar, por editais, 260 pontos de leitura na Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário