No próximo dia 31
(quinta-feira), a Biblioteca recebe algumas personalidades baianas para mais
uma edição do bate-papo Tirando de Letra.
Em comemoração ao aniversário de 201 anos da Biblioteca, o tema da vez é Parceiros da Biblioteca, onde os
convidados falarão sobre sua relação com a Instituição, os livros e a cultura.
O evento acontece a
partir das 18h30 no Quadrilátero (térreo) e tem entrada gratuita. No
encerramento, a apresentação musical do cantor, compositor, percussionista e
artista plástico baiano Peu Meurray.
Quando: dia 31/05, a partir das 18h30
Onde: Quadrilátero (Térreo)
Quanto: Gratuito
Conheça os nossos
convidados:
Isabela Silveira |
Isabela Silveira - Atriz formada pela Escola de Teatro da UFBA, Isabela é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas-UFBA, produtora com experiência na execução de projetos de várias linguagens e trabalhou na diretoria de Teatro da FUNCEB como assessora. Atualmente é diretora do Espaço Xisto Bahia.
Roque Araújo |
Roque Araújo - Tem 73 anos - dos quais 53 dedicados ao cinema entre Salvador, Rio de Janeiro, Itália, São Paulo e a França. Participou de todas as produções cinematográficas realizadas por Glauber Rocha, além de Redenção (primeiro longa baiano), A Grande Feira, Tocaia no Asfalto, O Pagador de Promessas, Menino de Engenho, dentre outros. Glauber lhe confiou parte do último filme que produziu, A Idade da Terra (1980). Este material deu origem ao filme No tempo de Glauber (1986), produzido e dirigido por Roque Araújo.
Vera Lacerda |
Vera Lacerda - Mestre na cultura africana, historiadora, presidente e idealizadora do Bloco Afro e Banda Araketu e do Instituto Educativo e Cultural Araketu. Vera foi a primeira mulher presidente de um bloco em Salvador.
Vovô do Ilê |
Vovô do Ilê Aiyê - Antônio Carlos dos Santos é Vovô desde os 9 anos de idade, quando apareceu na escola onde estudava vestindo um paletó. Desde então seu apelido virou referência de luta e resistência da causa negra. O filho de Mãe Hilda Jitolu desafiou estudos e estatísticas. Negro, pobre e sem curso superior, ganhou o mundo ao lado do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, do qual foi o fundador e atualmente é presidente. Em 2009 recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares.
Amélia Maraux |
Amélia Maraux - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Atua no movimento feminista na Bahia, articulando projetos institucionais em parceria com os movimentos sociais de mulheres.
Peu Meurray |
Peu Meurray - Músico, compositor, artista plástico e já tocou e gravou com grandes estrelas da música nacional e internacional como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saul Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes e Daniela Mercury. Peu Meurray também possui o Espaço Cultural Galpão Cheio de Assunto, onde comanda o projeto sociocultural de reciclagem e oficinas de música, teatro e artes plásticas com crianças e adolescentes, e faz seus shows com convidados.
0 comentários:
Postar um comentário