Devassos no paraíso |
No mês de combate à homofobia, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia recomenda a leitura dos livros O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, e Devassos no paraíso: A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, do autor João Silvério Trevisan.
Publicado em 1895, Bom-crioulo é um dos primeiros romances brasileiros a abordar abertamente o tema da homossexualidade. Ele foi recebido com um escandalizado silêncio pela crítica literária e pelo público, devido à ousadia de abordagem de temas tabu, como o sexo inter-racial e a homossexualidade em ambiente militar, com uma frontalidade e erotismo pouco usuais para a época.
Devassos no paraíso lança a nova versão de uma obra fundamental para o estudo da homossexualidade no Brasil, publicada originalmente em 1986 e esgotada há quase uma década. O livro aborda a formação dos conceitos de pecado e desvio de conduta em relação à homossexualidade desde o período colonial até os dias atuais, abrangendo as grandes mudanças ocorridas no Brasil, fruto, principalmente da disseminação da Aids, ainda incipiente quando o estudo original foi escrito.
O Setor de Pesquisa e Referência funciona no térreo da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h.
Recomendo.
ResponderExcluir