• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tarde teatral de todos os públicos na Biblioteca Pública

teatro na biblioteca.jpg
Clique para ampliar
No dia 2 de dezembro, a Biblioteca será palco de apresentações teatrais para todas as idades. Às 15h, simultaneamente, a Cabriola Cia de Teatro apresenta o musical "Fábulas Fabulosas" no Setor Infantil e o Grupo de Teatro Finos Trapos apresenta a peça "Berlindo" no Quadrilátero. “Fábulas Fabulosas” é uma montagem lúdica na qual animais têm características humanas. O diferencial no espetáculo é a utilização de recursos como fantoches, máscaras e origamis na condução da trama. Já a peça "Berlindo" faz uma sátira à política brasileira. O personagem-título convence uma pequena comunidade de suas boas intenções e chega ao poder. Mas não tarda a ser desmascardo, experimenta a reação do povo e é deposto de seu cargo.

Musical "Fábulas Fabulosas"
Onde: Setor Infantil
Quando: 02/12, às 15h

Peça "Berlindo"
Onde: Quadrilátero
Quando: 02/12, às 15h

Entrada Franca

Biblioteca Pública do Estado da Bahia sediará XIV Seminário Brasileiro de Bibliotecários

Programação
1º de dezembro (1/12)

8h - credenciamento (entrega de pastas e crachás)
Best Practices - Posters Section - durante todo o dia no espaço próximo ao auditório.

8h30 - abertura na Sala Katia Mattoso com Carol Bray-Casiano (IRC), José Antônio Lago França (Acbeu), Athiná Arcadinos Leite (Acbeu) e Kilma Alves (BPEB).

9h à 9h50 - Palestra com  Kilma Alves, diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

10h à 10h50 - Palestra com Carol Bray-Casiano, diretora para os Centros de Pesquisas das Embaixadas dos EUA no Brasil, na Colômbia, Venezuela e Paraguai (com tradução simultânea).
Tema: futuro das bibliotecas numa época digital

10h50 à 11h10 - Coffee

11h10 às 12h30 - Palestra com o Dr. Stavros Xanthopoylos, Diretor Executivo do FGV Online
Tema: "Principais eixos que nortearão a educação no futuro"


12h às 14h - almoço


14h10 às 15h - Palestra com Margia Krause (com tradução simultânea)
Tema: "Propaganda digital: livros eletrônicos e leitores digitais"

15h10 às 16h10 - Palestra com Flávia Rosa, da Edufba
Tema: "Disponibilização de conteúdos através de acesso aberto"


16h10 às 16h25 - coffee

16h30 - Palestra sobre a Disal

17h às 17h30 - palestra com Mark Pannel - Cônsul dos EUA

17h30 às 18h - palestra com a American Corner (AC) - Almerita Sousa e equipe do AC

18h - Encerramento

Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quando: amanhã (01/12), das 8h às 17h30
Quanto: gratuito/ inscrições no local
Mais: http://bibliotecapublicafpc.blogspot.com/2011/11/biblioteca-e-as-novas-tecnologias-e.html

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Finalistas do Face se apresentaram na Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Nesta terça-feira (29/11) o espaço Quadrilátero da Biblioteca foi abrilhantado com o talento musical de alguns dos estudantes finalistas do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil). Nívea Millet e Adriele Costa (Escola Estadual Castro Alves), Luana Nascimento (Escola Polivalente de Camaçari), Antônio Carlos (Escola Hermes Miranda Durval) e Diógenes Alberto (ex-aluno da Rede Estadual de Ensino) começaram as apresentações às 16h com um repertório variado. Entre as canções, "Lucky", de Jason Mraz e Colbie Caillat e "Telegrama", de Zeca Baleiro.

Durante as apresentações a usuária do Setor de Pesquisa, Esther Santos Gomes da Silva, também teve a oportunidade de demonstrar o seu talento e cantou duas canções com Antônio Carlos, um dos finalistas do projeto. Segundo a usuária, a música é uma de suas maiores paixões.

Face - O Festival Anual da Canção Estudantil tem o objetivo de desenvolver a produção musical e outras linguagens artísticas nos contextos escolares. A 4ª edição do projeto mobilizou 1200 escolas públicas estaduais em 398 municípios da Bahia e em 2011. A apresentação na Biblioteca é uma iniciativa é da  Diretoria Regional de Educação (Direc 1B) e tem como um de seus coordenadores o Prof. Hélio Viana.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Lançamentos de livros integram a programação do Terreiro das Letras

Clique para ampliar
Programação completa do Terreiro das Letras
17h: lançamento dos livros: Kalunga – poemas do mar sem fim, de Landê Onawalê e Conto do dia 4 de dezembro, do escritor Fabio Lima.
Recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum, com poemas de José Carlos Limeira, Jônatas Conceição e Landê Onawalê.
19h: Projeto Tirando de Letra com o tema “Consciência Negra: memória e identidade”: Ubiratan Castro de Araújo (historiador), Luislinda Valois (juíza), Cecília Soares (historiadora e yalorixá), Wilson Caetano (antropólogo), Juliana Ribeiro (cantora e pesquisadora do samba) e Veralinda Menezes (atriz e escritora, autora de Princesa Violeta, mãe da atriz Sheron Menezes).
20h: show com o grupo de RAP Opanijé e o reggaeman Lazzo Matumbi

Onde: Quadrilátero (térreo)
Quando: hoje (28), a partir das 17h

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Show gratuito de Lazzo Matumbi e Opanijé encerra o Novembro Negro na Biblioteca Pública do Estado


Clique para ampliar
Após o lançamento de duas obras: Kalunga – poemas do mar sem fim, de Landê Onawalê e Conto do dia 4 de dezembro, do escritor Fabio Lima, e do recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum, haverá mais uma edição do projeto Tirando de Letra, que oferece um bate papo com artistas e personalidade. Com o tema “Consciência Negra: memória e identidade”, a conversa reunirá o historiador Ubiratan Castro de Araújo, a juíza Luislinda Valois, a historiadora e yalorixá Cecília Soares, o antropólogo Vilson Caetano, a cantora e pesquisadora do samba Juliana Ribeiro e a atriz e escritora, Veralinda Menezes, mãe da atriz Sheron Menezes e autora do livro A Princesa Violeta, obra infantil inspirada na vida da artista que interpreta a Sarita da novela Aquele Beijo (TV Globo, 19h).

Show - Para finalizar o Terreiro das Letras, a partir das 20h, a música negra toma conta do Quadrilátero da Biblioteca com a apresentação do grupo de RAP baiano Opanijé e o reggaeman Lazzo Matumbi. O Opanijé é formado por Lázaro Erê, Rone Dum Dum, Dj Chiba D e Zezé Olukemi, e é uma das revelações do cenário musical baiano atual ao misturar samples eletrônicos ao toque percussivo. Opanijé é uma palavra da Língua Yorubá que se refere ao toque sagrado entoado para o Orixá Omolu na religião do Candomblé. 

Reggaeman – O encerramento será com o cantor e compositor Lazzo Matumbi. Conhecido pelas interpretações carregadas de swing e lamento, o cantor marcou definitivamente algumas canções em seus 30 anos de carreira. Entre as músicas que não podem deixar de fazer parte de sesu shows estão: “Me abraça e me beija”, “Do jeito que seu nego gosta” e “Alegria da cidade”. Lazzo começou a carreira em 1981, como atração do Ilê Aiyê e hoje, no comando do bloco Coração Rastafari, arrasta multidões de baianos e turistas seduzidos pela sua forma de cantar.

Onde: Quadrilátero (térreo)
Quando: dia 28, às 20h. Atividades literárias a partir das 17h.
Quanto: Gratuito
Fonte: ASCOM/FPC

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Feira de Livros Usados GVCLC na Biblioteca Pública

Na próxima segunda-feira (28), acontece a abertura da  6ª edição da Feira de Livros Usados do Grupo de Voluntários Copistas e Ledores para Cegos  (GVCLC) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. A organização promete vários títulos de ótima qualidade a preços baixíssimos! Além da venda de livros, a programação do evento inclui apresentação musical e recital de poesia confira:

28/11 às 10h - Abertura da Feira
30/11 às 17h - Programação musical com Eduardo Sanches e recital de poesia.

Onde: Quadrilátero (térreo)
Quando: de 28/11 a 02/12, das 9 às 20h
Informações:  gvclc@yahoo.com.br / (71) 3117-6020 ou (71) 9999.4974  - Andrade dos Santos - Presidente do GVCLC.




“A Biblioteca e as Novas Tecnologias” é tema de Seminário na Biblioteca


Imagem: infotecedu.wordpress.com  
Em comemoração aos 70 anos do ACBEU e aos 200 anos da Biblioteca Pública, será realizado no dia 1/12 o Seminário Brasileiro para Bibliotecários de Centros Binacionais.O ciclo de palestras terá como tema central “A Biblioteca e as Novas Tecnologias” e contará com a presença de renomados profissionais como o diretor da Fundação Pedro Calmon, Prof. Ubiratan Castro, a diretora da EDUFBA, Dra. Flávia Rosa, o diretor executivo do FGV Online, Dr. Stravos Xanthopoloyo e outros.

O Seminário Brasileiro para Bibliotecários de Centros Binacionais é apoiado pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Information Resource Center (Embaixada dos Estados Unidos) e DISAL. 

Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar)
Quando: 01/12 (quinta-feira), a partir de 8h30
Responsável: ACBEU-BA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Relançamento do longa "Nhá Fala" acontece na Sala Luiz Orlando




Onde: Sala Luiz Orlando (3º Andar)
Quando: 25/11, às 14h

Terreiro das Letras na Biblioteca Pública




PROGRAMAÇÃO
17h: Lançamento dos livros: Kalunga – poemas do mar sem fim, de Landê Onawalê e Conto do dia 4 de dezembro, do escritor Fabio Lima.
18h: Recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum, com poemas de José Carlos Limeira, Jônatas Conceição e Landê Onawalê.
19h: Projeto Tirando de Letra com o tema “Consciência Negra: memória e identidade”: Ubiratan Castro de Araújo (historiador), Luislinda Valois (juíza), Cecília Soares (historiadora e yalorixá), Wilson Caetano (antropólogo), Juliana Ribeiro (cantora e pesquisadora do samba) e Arany Santana (atriz e ativista negra).
20h: Show com o grupo de RAP Opanijé e o reggaeman Lazzo Matumbi.

SERVIÇO:
Onde: Quadrilátero (térreo)
Quando: dia 28, a partir das 17h
Quanto: Gratuito

Para mais informações clique aqui.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biblioteca Pública recebe exposição do projeto AVE (Artes Visuais Estudantis)


Obras em exposição na Biblioteca Pública
Exposição do projeto AVE (Artes Visuais Estudantis) reúne obras  dos alunos da DIREC- 1B (Diretoria Regional de Educação) na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O projeto foi criado pela Secretaria de Educação e visa despertar o potencial artístico e cultural dos alunos da rede pública do Estado da Bahia. A ação é realizada em três etapas: a primeira é escolar, cada colégio faz uma exposição e uma obra de arte é selecionada e enviada para as DIREC’s; na segunda etapa, a regional, a DIREC realiza uma exposição e uma Comissão Julgadora escolhe as três melhores obras de arte para que a Secretaria de Educação realize uma exposição em âmbito estadual. As obras finalistas da etapa estadual do AVE estarão expostas no Palácio da Aclamação no dia 01/12.

Além da exposição, o público poderá conferir as apresentações de  canções autorais dos estudantes participantes do projeto FACE (Festival de Anual da Canção Estudantil) no dia 29, a partir das 14 horas, no palco do Quadrilátero.

Onde: Vão do Foyer (Térreo)/ Quadrilátero (Térreo)
Quando: Exposição do projeto AVE, de 22 a 30/11, das 8h30 às 21h / Apresentação do FACE ,  dia  29/11, às 14h.
Responsável: DIREC – 1B (Diretoria Regional de Educação): Cristina Marques, Juliana Orreda e Hélio Viana - (71) 8801-4497/ 8845-4240/ 8135-1334

Exposição do Setor de Periódicos homenageia o sufrágio feminino


Em comemoração aos 76 anos da instituição do direito de voto da mulher brasileira (03 de novembro), a Subgerência de Periódicos realiza a exposição "Sim, Nós podemos votar!" através do seu acervo raro de periódicos direcionados ao público feminino. Títulos como A Paladina (1913) e Vida Doméstica(1935) estarão expostos.

Onde: Sala de exposições do 1º andar
Quando: de 01 a 30, das 08h30 às 21h

Mulher Eleitora 
"Mietta Santiago
loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba." -
Carlos Drummond de Andrade, em homenagem à Mietta Santiago (pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira) que, além de conseguir o direito do voto, se candidatou a deputada federal em 1928.  

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Biblioteca Pública recebe "A hora e a vez do leitor: vozes da leitura"

Confira programação:
Exposição dos objetivos do encontro e apresentação dos participantes.
1º momento - O universo da leitura na obra de Paulo Freire. A importância do ato de ler.
Expositor: Antonio Fernando (pedagogo)
2º momento – Relatos e troca de experiências de leituras por parte dos leitores participantes.
Expositor: Evandro Santos (organizador)
3º momento – Indicação de livros e leitores para relatos no próximo encontro.

SERVIÇO 
Encontro de Leitores
Onde: Sala 06 (3º andar)
Quando: Dia 19, de 9h às 12h

Convite - Candomblé e Literatura: uma fala de dentro

Conferência Livre de Livro, Leitura e Literatura acontece na Biblioteca


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, realizará no dia 21 de novembro (segunda-feira) a Conferência Livre de Livro, Leitura e Literatura na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)  com credenciamento previsto para às 8h. 

As propostas retiradas deste encontro serão apresentadas na IV Conferência Estadual de Cultura, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2011 na cidade de Vitória da Conquista.

Acompanhe todas as etapas da preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) no Blog da Conferência http:culturabahia.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conferência setorial da cultura negra ressalta a importância do incentivo e apoio a tradição afrobrasileira


Com o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas voltadas para a cultura de matriz africana, a Secretaria de Cultura do estado da Bahia – SecultBA, através da Fundação Pedro Calmon e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, realizou nesta quarta-feira, 16, a Conferência Setorial de Cultura Afro-brasileira, que aconteceu na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O encontro contou com representantes dos diversos territórios da Bahia e os resultados serão apresentado na IV Conferência Estadual de Cultura, que começará dia 30 de novembro, em Vitória da Conquista. De Salvador e do interior do estado, representantes de associações e projetos culturais, quilombos, terreiros, grupos de capoeira e do poder público de Jeremoabo, Santo Amaro, São Felix, Cachoeira, Eunápolis, Itabuna, Candeias, Banzaê, Nordestina, Abaré, Monte Santo, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Poções , Camaçari e Salvador se reuniram para eleger as prioridades desta área e elaborar propostas que poderão vir a compor o Plano Estadual de Cultura da Bahia.

A abertura contou com a presença do secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim, do Secretário Municipal de Reparação, Ailton Ferreira, de Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, de Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon, Adalberto Santos, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, e Mestre Felipe, representando a sociedade civil.

O secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira, afirmou que "este encontro é muito para a agenda política do Movimento Negro da Bahia e está acontecendo num momento importante, de comemoração ao Ano Internacional Afrodescendente". Esta data, criada pela ONU, está sendo celebrada na Bahia com o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes – Afro XXI, que acontece de hoje ao dia 19 de novembro, no Centro de Convenções, reunindo representantes de diversos países e Chefes de Estado, entre eles, a presidente Dilma Roussef, e das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra (20.11). Mas um dos pontos mais marcantes da abertura ficou a cargo de Ubiratan Castro, que fez o público de levantar e cantar junto “Um abraço negro”, reforçando a importância da solidariedade e respeito para esta cultura.

Para o secretário Albino Rubim, “a realização dessa Conferência Setorial e do próprio Centro de Culturas Populares e Identitárias são provas do reconhecimento da importância desta cultura e do interesse do Governo do Estado de criar, em parceria com as comunidades, políticas democráticas voltadas para a valorização e o desenvolvimento da cultura afrobrasileira”, afirma o secretário de Cultura da Bahia.

A conferência afro-brasileira teve seis eixos norteadores da discussão: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e das Redes Produtivas e Serviços Criativos.

Mediando o grupo de trabalho de Redes Produtivas e representando o Centro de Cultura Popular - CCP, Luciene Diamantine ressaltou que o encontro foi bastante produtivo devido à convergência existente nas representatividades. “Foi satisfatório e o objetivo de todos foi atendido. De acordo com as questões levantadas percebemos que a cultura afro-brasileira precisa de mais capacitação para um maior entendimento dos processos burocráticos, e isso terá como conseqüência a capacidade de gerar renda”, pontuou.

Publicação de editais voltados para o apoio as baianas de acarajé, samba de roda, capoeiristas e, em especial, aos templos de religiosidade de matriz africana, foram algumas das propostas aprovadas no GT Patrimônio e Memória. “Existem apoio às outras religiões no fomento de suas atividades, então, por que não devemos exigir apoio do Estado nas atividades realizadas pelos terreiros de candomblé? É necessária sim, a existência de ações por parte do governo que promova o apoio às atividades anuais das religiões de matriz africana”, ressaltou Marcelo do Movimento Tenho Fé que é formado por integrantes da religiosidade de matriz africana do município de Santo Antônio de Jesus e adjacências.

Já o Babalorixá, Benício Souza, do Terreiro Ogum Meji, localizado em Cachoeira, acredita que a conferencia setorial voltada para a comunidade afrodescendente é uma forma correta de reparar danos sofridos durante esses séculos e ressalta o diálogo como uma forma de entendimento. “Nem todo o povo de religião de matriz africana conhece edital ou tem acesso à internet. Hoje o diferencial deste encontro foi o planejamento em conversar com os interessados e quem realmente conhece a sua necessidade”, disse.

Ao final do encontro foram selecionados seis delegados que representarão as propostas para a cultura afro-brasileira na IV Conferência Estadual de Cultura. Entre os delegados, representantes das religiões de matriz africana e das comunidades remanescentes de quilombos.

"Porque os gatos matam os ratos" e outras lendas africanas


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Segunda da Literatura Negra" aborda “Candomblé e literatura: uma fala de dentro”


imagem: bluestockingbrazil.
wordpress.com
Mãe Estela de Oxossi (Oxossi), Mãe Valnízia de Ayrá (Aprendo ensinando) e Ruy Povoas são os convidados do projeto Segundas da Literatura Negra da Fundação Pedro Calmon para abordar o tema “Candomblé e literatura: uma fala de dentro”. Na ocasião haverá a entrega da coleção sobre os mitos dos Orixás (Editora Solisluna) para as comunidades de terreiros de Salvador e Recôncavo e presença dos autores dos livros: Renato da Silveira, Edsolêda Santos, Cau Gomes.

Onde: Sala Kátia Mattoso (3º andar) 
Quando: 21 (segunda-feira), às 18h

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon lança exposição Ori Orixá

Clique para ampliar
Idealizado pelo artista plástico Rodrigo Siqueira e o antropólogo Vilson Caetano, o Projeto Brasil com Artes apresenta entre o dia 11 e 30 de novembro, a exposição Ori Orixá, composta por 18 peças feitas com as técnicas mistas mais avançadas de escultura realizadas a base de uma pesquisa etno-antropológicas sobre a importância da cabeça (Ori) para a cultura africana.  A mostra acontece no foyer da Biblioteca Publica do Estado da Bahia (Barris), das 8h30 às 21h, e integra a programação Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

A exposição ressalta a religiosidade africana e demonstra a importância do dialogo e do respeito à diversidade da cultura brasileira. “Brasil com Artes é uma inovadora proposta de valorização do belo a partir do reconhecimento da importância de novas leituras sobre as artes brasileiras, baseadas no diálogo e respeito às diversas formas de saberes manifestos nas múltiplas vozes que compõem a complexa teia que formam as culturas no nosso país”, disse o artista plástico Rodrigo Siqueira.
Fonte: ASCOM/FPC           

Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado (Barris) - Térreo
Quando: de 11 a 30 de novembro, das 8h30 às 21h
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Time da Fundação Pedro Calmon é campeão da 1ª Copa Servidor de Futsal


No último sábado (05), o time Quilombola (representando a Fundação Pedro Calmon) venceu a 1ª Copa Servidor de Futsal. O time (foto: da direita para a esquerda), formado por Juan, Julio, Luciano, Aloísio, Tairone comandado pelo Tec. Carlos Costa, venceu a partida do time Saeb-Detran. 

Entre 54 equipes o Quilombolas foi campeão invicto, tendo ainda o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado.

Camila Jatobá e Banda de Bolso encerram Aulão Solidário


Termina nesta sexta-feira (11) a primeira edição do projeto "Aulão Solidário", uma parceria entre a Ong Pierre Bourdieu e a Biblioteca Pública do Estado da Bahia que  revisa os assuntos cobrados para os vestibulares da UFBA e da UNEB. O encerramento terá a participação especial de Camila Jatobá e banda de Bolso,  que farão um show de música popular brasileira cheia de personalidade e com um estilo próprio.

Inscrições - é necessário comparecer à Ong ou à Biblioteca Pública (Núcleo Biblioteca Viva - 3º andar) e preencher a ficha de inscrição com nome e RG. Como ingresso, o estudante deve trazer um brinquedo novo ou usado para ser doado ao projeto "Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil", que atende a creches infantis com crianças de 0 a 5 anos em Salvador.
As aulas são ministradas por professores que participam do curso pré-vestibular da Ong, sempre às 18h.

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris (Auditório - 3º andar)
Quando: 21, 26, 27 de outubro e 09,11 de novembro, sempre às 18h
Quanto: doação de brinquedo novo ou usado para o projeto "Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil"
Contato: (71) 3117-6041 (Biblioteca Viva), 3328-2801 ou 3491-0199 (Ong Pierre Bourdieu)

Papo Afro e lançamento de livro, hoje na Biblioteca Pública

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escritores negros num papo afro na Biblioteca


Com o objetivo de debater aspectos da conjuntura social, política e cultural da comunidade negra na África ou na Diáspora o projeto Papo Afro do próximo dia 10, a partir das 18h, na Sala Katia Mattoso leva os escritores Tom Correia, Fábio Lima e Lívia Natália, que conversarão sobre Literatura Negra.

O evento que tem como tema a Cultura Africana integra a Programação Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, que leva escritores, pesquisadores e convidados para uma conversa informal nas bibliotecas públicas.

Os escritores convidados vão falar também sobre suas publicações individuais, tais como: Sob um céu de gris profundo, que é o segundo livro de Tom Correia - jornalista, escritor e editor; Água Negra, de Lívia Natália, que é Doutora em Letras pela UFBA, na área de Estudos Literários e é Professora Adjunta do Setor de Teoria da Literatura, na mesma instituição; e o lançamento de Conto de 4 de dezembro, de Fábio Lima, mestre em Antropologia e autor dos livros: As Quarta-Feiras de Xangô: ritual e cotidiano (2005), Os Candomblés da Bahia: tradição e novas tradições.

Onde: Sala Katia Mattoso
Quando: dia 10/11, a partir das 18h

IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia


Funcionárias da biblioteca participam da IV Edição da Semana de Qualidade de Vida do Servidor Público

Projeto Tecendo Caminhos para a Leitura:
exemplo de responsabilidade social
Nesta quarta-feira (09), as bibliotecárias Raquel Ávila e Rita Telles apresentaram dois projetos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia  na IV edição da Semana Qualidade de Vida do Servidor Público (IV SQV). Com o tema "Responsabilidade Social", a ação promoveu uma semana de apresentação de palestras e atrações lúdicas realizada todos os anos na sede do PLANSERV para seus servidores.

Raquel, subgerente de Atividades Especiais (SAE), apresentou o projeto  de audiodescrição dos "Filmes para o Vestibular", que acontece no Setor Braille aos sábados. Já Rita, responsável pelo Setor Infantil da biblioteca, expôs o projeto "Tecendo Caminhos para a Leitura",  que visa o incentivo à leitura, integração, criatividade e educação ambiental e consiste na confecção de livros em tecido, nos quais são colocados as ilustrações e os textos elaborados por crianças.

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi parabenizada pelo Planserv pelos projetos e  sua "brilhante atuação de responsabilidade social" e, a partir de agora, o site do Planserv também  divulgará a programação cultural da Biblioteca.

15º edição do Tabuleiros da Bahia

Acontece no próximo domingo, dia 13 de novembro, das 10 às 16 horas, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o 15º Tabuleiros da Bahia: encontro regional sobre jogos de tabuleiro em Salvador.

O Tabuleiros da Bahia é um evento mensal que pretende proporcionar ao público baiano o acesso gratuito aos jogos de tabuleiro de vários colecionadores locais. Durante os eventos, os colecionadores disponibilizam seus jogos para que os freqüentadores possam conhecer suas mecânicas de funcionamento, mediante a assistência do próprio dono do jogo, ou outro jogador que conheça suas regras. Não é necessário possuir jogos de tabuleiro para participar do evento, qualquer pessoa tem livre acesso e a entrada é gratuita.

Onde: corredor de Periódicos (1º andar) 
Quando: 13/11, das 10h às 16h

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Química e Física serão revisadas nesta quarta no "Aulão Solidário"

Dando continuidade a revisão dos assuntos cobrados para os vestibulares da UFBA e da UNEB, o Aulão Solidário promove  nesta quarta-feira (9), aulas voltadas para as disciplinas de Química e Física. O projeto é uma parceria entre a Ong Pierre Bourdieu e a Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Inscrições - é necessário comparecer à Ong ou à Biblioteca Pública (Núcleo Biblioteca Viva - 3º andar) e preencher a ficha de inscrição com nome e RG. Como ingresso, o estudante deve trazer um brinquedo novo ou usado para ser doado ao projeto "Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil", que atende a creches infantis com crianças de 0 a 5 anos em Salvador.
As aulas são ministradas por professores que participam do curso pré-vestibular da Ong, sempre às 18h.

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris (Auditório - 3º andar)
Quando: 21, 26, 27 de outubro e 09,11 de novembro, sempre às 18h
Quanto: doação de brinquedo novo ou usado para o projeto "Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil"
Contato: (71) 3117-6041 (Biblioteca Viva), 3328-2801 ou 3491-0199 (Ong Pierre Bourdieu)

Diversas ações culturais integram o Novembro Negro na Biblioteca Pública

Com exibição de filmes e documentários, exposições, apresentações teatrais, poéticas e debates, o Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon oferecerá, nos espaços das bibliotecas públicas, uma programação extensa e especial voltada para o incentivo e valorização da cultura negra e africana no mês da Consciência Negra.

As comemorações tiveram início no dia 5 de novembro com a IV Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, e encerram-se no dia 28 (segunda-feira), com a presença de personalidades negras. Além disso, haverá um recital poético com atores do Bando de Teatro Olodum e concluindo as comemorações a partir das 20h, no quadrilátero da Biblioteca Pública.

Mostras – A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) traz a mostra Consciência Negra graças à Zumbi, em homenagem ao líder máximo do Quilombo de Palmares, assassinado em 1695.  No dia 10 de novembro o público poderá conferir a Mostra no Áudio Swing Negro, onde serão apresentados ao público a biografia de alguns artistas, em compactos e discos de vinil, CDs e DVDs. Tendo a arte como um instrumento de fortalecimento e afirmação das identidades negras/africanas reorganizadas no Brasil e nas Américas, a exposição Ori Orixá, do artista plástico Rodrigo Siqueira e do antropólogo Vilson Caetano, estará disponível para visitação no Foyer (térreo) , entre os dias 11 e 30 deste mês das 8h30 às 21h.

Oficina - Na oficina artística Pérola Negra, os participantes confeccionarão adereços com a temática africana utilizando material reciclável, após leitura de texto sobre o tema. A oficina acontece no Setor Infantil (térreo), dia 09 (quarta-feira), às 15h. Já na oficina Calendário Cultural, os participantes expressarão através de desenhos coloridos a diversidade cultural da África e sua influência na cultura brasileira após leitura de material biográficos sobre o tema. O resultado da oficina vai ilustrar um calendário 2012 da Subgerência de Atividades Especiais (SAE) da Biblioteca Pública, para distribuição com os leitores da referida Subgerência. Monitoras: Rita Telles e Edna Melo.
 
Papo Afro - Debater aspectos da conjuntura social, política e cultural da comunidade negra em África ou na diáspora baiana é a ideia do Papo Afro que acontece no dia 10 (quinta-feira), às 18h, na Sala Kátia Mattoso. Tom Correia, Carlos Vilarinho, Fabio Lima e Lívia Natália conversarão sobre Literatura Negra dando destaque às publicações individuais, tais como: Sob um céu de gris profundo, O velho – 18 contos cotidianos e fantásticos; Conto de 4 de dezembro; e Água Negra, respectivamente.

Conferência -  Dia 16 (quarta-feira), acontece a Conferência Setorial de Cultura Afro-Brasileira como Etapa preparatória para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia. Com o tema "Planejar é preciso: consolidação dos planos de cultura", a conferência chega, portanto, a um momento especial, em que o executivo conclama a sociedade civil com o objetivo de criar as condições para a formulação dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura, compreendendo esse instrumento como componente obrigatório para a gestão da política pública.
  
Contação de história - A cultura afro-brasileira será abordada durante todo o mês de novembro no projeto Hora de Ouvir História. No dia 18 (sexta-feira), o projeto terá a participação especial da pedagoga social e contadora de histórias Jamile S. Regis Bastos com a atividade E lá vem história....

Encontro com o escritor - Bate-papo com poeta, escritor e babalorixá Ruy Povoas, dia 21, às 15h.

Segunda da Literatura Negra - Uma segunda-feira dedicada à discussão da literatura negra na Bahia a partir do tema Candomblé e literatura: uma fala de dentro com a participação de Mãe Estela de Oxossi (Oxossi), Mãe Valnízia de Ayrá (Aprendo ensinando) e Ruy Póvoas. Também acontece no mesmo dia a doação de livros da coleção sobre os mitos dos Orixás (Editora Solisluna) às comunidades de terreiros de Salvador e Recôncavo com a pesença dos autores: Renato da Silveira e Edsolêda Santos às 17h e, às 18h, a Roda de Diálogos com Mãe Estela de Oxossi (Ilê Axé Opô Afonjá) e Tata Mutá Imê (A Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan).
Teatro - Como resultado da oficina Todo mundo conta histórias e tendo como fio condutor contos africanos, será apresentada a montagem de Por que os Gatos Matam os Ratos feita para crianças e adultos de qualquer idade, especialmente pais e filhos(as). Adaptação e orientação: Raimundo Moura.

Terreiro das Letras - O projeto encerra as atividades do Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon, com o lançamento da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, organização, de Eduardo de Assis Duarte e do livro de poesias Kalunga - poemas de um mar sem fim, de Landê Onawalê; a 3ª edição do projeto Tirando de Letra, que abordará o tema Consciência Negra: memória e identidade e terá a participação do historiador Ubiratan Castro de Araújo, a juíza Luislinda Valois, a historiadora e yalorixá Cecília Soares, o antropólogo Wilson Caetano, a cantora e pesquisadora do samba Juliana Ribeiro e a atriz, educadora e ativista negra Arany Santana e os shows com o grupo Opanijé e Lazzo Matumbi.

SERVIÇO
Música no Áudio "Swing Negro"
Onde: Setor Audiovisual (3º andar)
Quando: 10 a 30/11, das 08h30 às 18h

Lançamento da exposição Ori Orixá
Onde: Foyer (térreo)
Quando: de 11 e 30/11, das 8h30 às 21h

Oficina artística Pérola Negra
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: 09 às 15h

Papo Afro

Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quando: dia 10, às 18h

IV Conferência Setorial de Cultura Afro-Brasileira
Onde: Sala Kátia Mattoso, Sala de Projeção Luiz Orlando, Sala 6, Sala7, Sala anexa ao Setor de Artes  (3º andar) e Quadrilátero (térreo)
Quando: dia 16, das 8h às 17h30

Hora de Ouvir História
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: todas as segundas e sextas, às 10h e 15h

Encontro com o escritor
Onde: Sala Katia Mattoso
Quando: dia 21, às 15h

Segunda da Literatura Negra
Onde: Sala Katia Mattoso
Quando: dia 21, a partir das 17h

"Por que os Gatos Matam os Ratos"
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando:  21, às 15h
Realização: Leituração com Arte.

Terreiro das Letras
Onde: Quadrilátero - Térreo
Quando: Dia 28, de 17h às 21h
17h - Lançamento da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, organização Eduardo de Assis Duarte.
18h - Lançamento do livro de poesias Kalunga - poemas de um mar sem fim, de Landê Onawalê
19h - Projeto Tirando de Letra “Consciência Negra: memória e identidade”
20h - Show com o grupo Opanijé
21h - Show de encerramento com Lazzo Matumbi

Calendário Cultural
Onde: Setor Infantil (térreo)
Quando: 30, às 15h

Baixe a programação completa do Novembro Negro aqui

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lavagem encerra festejos pelos 200 anos da Biblioteca Pública


Magary Lord e Márcia Short
agitaram o Quadrilátero

No sábado (5), em comemoração ao Dia Nacional da Cultura a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, encerrou as comemorações pelos 200 anos da primeira Biblioteca Pública do Brasil, realizando a sua IV Lavagem. Conhecida como a única Lavagem “Profano – Literária” do calendário cultural da cidade, marca também o início da programação do Novembro Negro, série de eventos que marcam o mês da Consciência Negra.

A celebração teve início às 9h, com concentração no Campo Grande. Baianas, funcionários, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares, cegos, freqüentadores e amigos da Biblioteca Pública do Estado (Barris), começaram a festa ao som do samba-duro do grupo "Kem Samba Vem".

baianas realizaram a lavagem simbólica
das escadarias da biblioteca
Após a formação das alas, o cortejo foi conduzido pelo grupo cênico-musical Os Multipétalos e pelo cantor Mikael Mutti com o seu "Percussivo Mundo Novo", que num mini-trio comandaram a festa, em desfile pelas ruas do Centro Antigo, seguido por dois veículos da Biblioteca Móvel. Foram distribuídos cordéis sobre Jorge Amado e informes sobre a Biblioteca que divulgaram o tema “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”, mostrando assim a sua importância.

A chegada do cortejo à Biblioteca Pública do Estado foi festejada com a lavagem das suas escadarias, onde o Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, aguardava para dar as boas vindas.

À tarde a festa continuou com a apresentação da cantora Márcia Short e o encerramento ficou por conta do cantor Magary Lord que fez o público dançar no Quadrilátero da Biblioteca.

Fotos: Camila Vieira

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IV Lavagem da Biblioteca - É amanhã!


ENTRADA FRANCA

Exposição Ori Orixá de volta a Biblioteca

Clique para ampliar

A exposição Ori Orixá é uma iniciativa do projeto “Brasil com Artes”, idealizado pelo artista plástico Rodrigo Siqueira e o antropólogo Vilson Caetano de Sousa Junior e reúne em dezoito peças o que há de mais moderno em técnicas mistas de escultura. As obras baseiam-se em pesquisas etno-antropológicas de culturas africanas e apresentam elementos dessas culturas através da cabeça, chamada de Ori por algumas civilizações, para as quais ela representa o universo como um todo. Ori Orixá pretende utilizar a cidade de Salvador como alavanca de um trabalho de afirmação e fortalecimento das identidades negro-africanas reorganizadas no Brasil e nas Américas, a partir da visibilidade destas culturas e de saberes que se mostram pelas artes.

Onde: Foyer (térreo)
Quando: de 11 a 30, das 08h30 às 21h

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Convite: Lançamento do livro "A Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Dois Séculos de História"

Clique para ampliar

Todos os orixás de Léo Santana


O Foyer da Biblioteca será decorado mais uma vez pelo escultor Léo Santana (30) no dia da IV Lavagem profano literária. "Sábado é dia de Oxum e Yemanjá. Pretendo decorar o entorno delas com alguns balaios e acessórios que remetam a temática", afirmou. O artista, que participa pela terceira vez da ação cultural, começou a esculpir no início de 2001 e já realizou mais de 20 exposições. 

O trabalho realizado por Léo focaliza a cultura afro-brasileira e suas vertentes entre as nações Ketu, Jeje, Angola que engloba o candomblé. Seu trabalho é definido por simbologias e significados inseridos em sua arte, que o faz amplificar a sua visão da influência ancestral de um povo que se manifesta como autor de saberes eruditos e criador de uma estética de profundo impacto e significado. Dominando com segurança as diversas técnicas das artes plásticas, Léo Santana realiza pinturas em tela, pinturas em alto relevo sobre camisas, murais e cenografias.


Para ter mais informações do trabalho de Léo Santana, acesse:
Site oficial
Facebook
Orkut

Esquerda: Oxalá (II Lavagem) | Direita: Oxóssi (III Lavagem)


IV Lavagem da Biblioteca leva música e diversão no Dia da Cultura, 05 de novembro


Clique para ampliar

Um cortejo percussivo e literário do Campo Grande ao Barris abre as festividades organizadas pela Biblioteca Pública do Estado para comemorar o Dia da Cultura, 05 de novembro. Neste dia, a primeira biblioteca pública da América Latina encerra os festejos do ano do seu Bicentenário e celebra quatro décadas do prédio próprio, localizado no bairro dos Barris. O evento começa às 9h, com concentração na Praça do Campo Grande.

Realizada há 04 anos, a lavagem “profano-literária”, como ficou conhecida, já faz parte do calendário baiano e marca o início da programação do Novembro Negro, série de eventos que marcam o mês da Consciência Negra. A lavagem reúne centenas de pessoas, que acompanham o cortejo puxado por um mini trio e formado por baianas, poetas, escritores, artistas, estudantes e populares. O tema desta edição é “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”. Assim, durante todo o trajeto, o livro e a literatura serão divulgados através dos artistas e da presença do veículo da Biblioteca Móvel. O evento será encerrado com o ato simbólico de lavagem da escadaria da Biblioteca, além de uma série de show musicais no Quadrilátero.

Para garantir a animação do evento antes da saída do cortejo, ainda na concentração, o grupo "Kem Samba Vem" convida todos a participar. Para puxar o cortejo, o grupo "Os Multipétalos" e o cantor Mikael Mutti com o seu "Percussivo Mundo Novo" estão confirmados, no minitrio. Já no Quadrilátero às 13h, a cantora Márcia Short fará um show especial celebrando os 200 anos da Biblioteca. Para encerrar a festa, às 15h, o cantor Magary Lord vai subir ao palco e colocar todo mundo para dançar.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

14ª Edição do Festival 5 Minutos na Biblioteca


Em 2011 o 5 Minutos chega à sua 14ª edição, aberto a vídeos de temática livre e com duração máxima de cinco minutos, o festival oferece um total de 30 mil reais em prêmios. Confira o que acontece na Biblioteca:

Mostra Especial
Sinestesia
3.11 (qui), às 17h
Sala Walter da Silveira
3.11 (qui), às 21h
Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Exposição
Cinema Na Memória
Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
1 a 4.11 (ter a sex), das 9h às 21h

Oficina, Cursos e Workshop
Oficina Lab Digital
1 a 4.11 (ter a sex)
Sala 07/ 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
9h às 12h e 14h às 18h
20 vagas

Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica
1 a 5.11 (ter a sáb)
Auditório/ 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
9h às 12h e 14h às 18h
25 vagas

Animacurso
Curso de quadrinhos e desenho animado
1 a 4.11 (ter a sex) - Sala 06/ 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
9h às 12h - turma 1
14h às 17h - turma 2
05 vagas por turma

Time da Fundação Pedro Calmon participa da final da 1ª Copa Servidor de Futsal

Neste sábado (05), acontece a grande final da 1ª Copa Servidor de Futsal entre os times Quilombola (representando a Fundação Pedro Calmon) e Saeb-Detran. O jogo acontece às 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil (Piatã) e para o acesso ao clube é necessário a troca de pacote ou lata de leite em pó (400g) por ingresso. Os interessados deverão entregar o leite em pó até o dia 03/11, na Sala de Patrimônio. 

Dia do Servidor - Como parte das comemorações pela passagem do Dia do Servidor, o projeto Boas Práticas e Servidor Cidadão será realizado no dia 5 de novembro no Clube da AABB (Piatã), que terá ainda feira de serviços e show de Carlinhos Brown. Os ingressos são trocados por uma lata ou 400 gramas de leite em pó, e cada servidor, munido de contracheque e documento de identificação, pode retirar até quatro ingressos. Vale lembrar que a troca de ingressos só pode ser feita até o dia 4 de novembro, sexta-feira, véspera do evento, ou até o limite de lotação do espaço. As trocas acontecem em pontos localizados na Saeb – Secretaria da Administração, na Fundação Luís Eduardo Magalhães e na rede do SAC.


Exclusivo para os atletas
Horário de saída: 8h15
Local: Em frente a Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Mais informações: (71)3116-6525 (Carlos) ou www.portaldoservidor.ba.gov.br