• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição do Setor de Periódicos homenageia o sufrágio feminino


Em comemoração aos 76 anos da instituição do direito de voto da mulher brasileira (03 de novembro), a Subgerência de Periódicos realiza a exposição "Sim, Nós podemos votar!" através do seu acervo raro de periódicos direcionados ao público feminino. Títulos como A Paladina (1913) e Vida Doméstica(1935) estarão expostos.

Onde: Sala de exposições do 1º andar
Quando: de 01 a 30, das 08h30 às 21h

Mulher Eleitora 
"Mietta Santiago
loura poeta bacharel
Conquista, por sentença de Juiz,
direito de votar e ser votada
para vereador, deputado, senador,
e até Presidente da República,
Mulher votando?
Mulher, quem sabe, Chefe da Nação?
O escândalo abafa a Mantiqueira,
faz tremerem os trilhos da Central
e acende no Bairro dos Funcionários,
melhor: na cidade inteira funcionária,
a suspeita de que Minas endoidece,
já endoideceu: o mundo acaba." -
Carlos Drummond de Andrade, em homenagem à Mietta Santiago (pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira) que, além de conseguir o direito do voto, se candidatou a deputada federal em 1928.