Nesta quinta-feira (02), o Setor de Documentação Baiana adquiriu novas obras para o seu acervo. Confira os títulos:
- A Imprensa e o Dever da Verdade - Rui Barbosa
No momento em que o papel da imprensa na sociedade livre e democrática provoca intensos e acirrados debates no Brasil, e no âmbito internacional a atuação dos jornalistas em eventos como a cobertura da guerra do Iraque é questionada, a reflexão proposta por Rui Barbosa em A Imprensa e o Dever da Verdade cresce em importância e atualidade.
- Jacinta Passos, Coração Militante - Janaína Amado
A publicação reúne todo o material encontrado a respeito de uma das figuras mais instigantes da literatura baiana do século XX: a poeta Jacinta Passos (1914-1973), nascida em Cruz das Almas, hoje praticamente desconhecida, porque suas obras estavam esgotadas.
- Negritude sem etnicidade - Lívio Sansone
Com base em 15 anos de pesquisa na Bahia, no Rio, no Suriname e na Holanda, Livio Sansone indaga sobre as formas específicas que "raça" e etnicidade assumem no Brasil e no resto da América Latina. Ele compara as concepções latino-americanas de "raça" com as concepções dominantes nas ciências sociais, centradas em contextos determinados por identidades branco-negro claramente definidas, formuladas na base da situação dos Estados Unidos e da Europa do Noroeste. Sansone sugere que o estudo de noções de identidade e cultura mais complexas e até "ambíguas", certamente contribui para uma compreensão mais universal das tensões etno-raciais e de por que o pensamento racial continua tão forte. Ele também investiga os efeitos da globalização sobre as diferentes construções da noção de raça.
- 1978-1988. 10 Anos de Luta com o Racismo - Movimento Negro Unificado
O texto histórico está descrito em Movimento Negro Unificado- 1978-1988, 10 anos de luta contra o racismo, uma coletânea de textos organizada pelo professor, escritor e diretor do Ilê Aiyê, Jônatas Conceição.
- Manual Básico para o Teatro de Rua - Marcos Cristiano
É um marco editorial para o teatro baiano, ao apresentar técnicas e estratégias para a realização de teatro por pessoas interessadas em praticá-lo, mas que não têm acesso a um curso específico. É também um manual para atores e artistas populares de qualquer região do Brasil.
- A Hierarquia das Raças, Negros e Brancos em Salvador - Jeferson Bacelar
O diferencial deste livro em relação aos demais encontrados sobre o papel do negro na construção da sociedade brasileira é que ele abre novas perspectivas analíticas ao fazer uma reflexão sobre a história documentada do negro, especificamente na cidade de Salvador, do período pós-abolição até os dias de hoje, quebrando o mito de esta cidade é a capital da verdadeira democracia racista.
0 comentários:
Postar um comentário