• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Dica Cultural: Simpósio Internacional Berlim / Salvador

Clique para ampliar
Organizado pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado através do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), o objetivo deste simpósio internacional é discutir o papel das intervenções contemporâneas na reapropriação de espaços urbanos, estabelecendo um paralelo entre projetos realizados em Berlim e outras cidades europeias e em Salvador, no Brasil.

A temática proposta está associada à exposição Castelo de Berlim, que estará em cartaz na Galeria do ICBA entre 13 de março e 10 de abril, onde será apresentado ao público baiano o polêmico caso da reconstrução do Castelo da Cidade de Berlim, edifício histórico demolido em 1950. O ‘novo’ castelo abrigará o Fórum Humboldt – complexo destinado à cultura, arte e ciência.

Tomando como ponto de partida a controvérsia gerada pela opção de uma proposta de reconstrução do Castelo de Berlim, a ideia do simpósio é trazer a Salvador profissionais de língua alemã envolvidos nas discussões sobre a reapropriação urbana em Berlim e outras cidades europeias, permitindo fomentar em Salvador, a primeira capital do Brasil, a discussão sobre reconstruções e reabilitações arquitetônicas e urbanas e seus impactos e repercussões sociais e culturais.

O simpósio visa promover, em todas as mesas, o encontro de especialistas brasileiros e alemães, no intuito de entrelaçar as discussões e os pontos de vista de realidades tão distintas. Pretende-se possibilitar debates sobre as representações da cidade, e suas reapropriações em função da reabilitação de construções históricas, avaliando o potencial dessas intervenções e o aproveitamento da cidade pela população, enquanto equipamentos como museus, ou como fomentadores de marketing e turismo urbano. 

O público alvo para o evento são profissionais e estudantes ligados às áreas de patrimônio cultural, planejamento urbano, arquitetura e urbanismo, conservação e restauro, belas artes e museologia, gestores e técnicos responsáveis pelo patrimônio, além do público em geral interessado pelo tema. 

Durante as palestras o público contará com serviço de tradução simultânea (português e alemão). No evento serão sorteados exemplares do livro Concurso Nacional de Ideias: Requalificação de Largos do Pelourinho; Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água, Centro Histórico de Salvador.

O quê: Simpósio Internacional Berlim/Salvador: Reapropriação Urbana entre Marketing e Autoafirmação
Quando: 3 e 4 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Abertura 3 de abril às 8h30
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia / UFBA
Quanto: Gratuito
Fonte: www.goethe.de

0 comentários:

Postar um comentário