• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dica Cultural: A história do Major Cosme de Farias em cartaz no Curta Cinema

Clique para ampliar
O lançamento da edição 2014 do projeto Curta Cinema, do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, acontecerá no próximo dia 23/04, às 19h, com a exibição do documentário Quitanda da Liberdade: A história de Cosme de Farias.

O documentário, que foi dirigido e roteirizado por Marcelo Oliveira, apresenta momentos importantes da vida do Major Cosme de Farias, que ficou conhecido como “advogado dos pobres” e cujo nome intitula um bairro da cidade, onde residiu a maior parte de sua vida.

Apesar de ter estudado apenas o curso primário, Cosme de Farias foi funcionário público, repórter policial e rábula (advogado provisionado). Lutou de forma permanente contra o analfabetismo e em defesa das liberdades democráticas. Exerceu mandatos de vereador e deputado estadual, mas morreu pobre como passou todo o período de sua vida.

O documentário teve a direção de fotografia  (externas) de Claude Santos e músicas originais de Cacau Celuque e contou com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Após a exibição, haverá um bate-papo com Marcelo Oliveira, diretor do filme.  A entrada é franca.

Curta Cinema - O Curta Cinema é um projeto desenvolvido há 2 anos pelo Centro Cultural da Câmara de Vereadores e consiste na exibição gratuita de obras audiovisuais de diferentes temas e formatos, contando, preferencialmente, com produções de realizadores locais e de festivais nacionais.

Seu principal objetivo é contribuir para a formação (estética e temática) dos diferentes públicos frequentadores das ações do projeto – estudantes de escolas públicas, participantes de instituições sócio-culturais e demais pessoas interessadas.

Após o dia 23/04, a próxima edição acontecerá no dia 30/04, às 15h, com exibição de 2 vídeos da série Índios do Brasil, dirigido por Vincente Carelli, da ONG Vídeo nas Aldeias.

O quê: Curta Cinema com o documentário Quitanda da Liberdade: A história de Cosme de Farias
Quando: 23 de abril, quarta feira, às 19h
Onde: Centro Cultural Vereador Manuel Querino (Câmara Municipal de Salvador), Praça Municipal, subsolo da Prefeitura
Quanto: Gratuito

Mais informações: 3320-0412 / producao.centrodecultura

0 comentários:

Postar um comentário