• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dica Cultural: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. inaugura acervo iconográfico de Itaparica

Clique para ampliar
A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica terá mais um atrativo para os visitantes e moradores da ilha que atrai milhares de turistas. Nesta terça-feira (07), às 19h, a instituição vai inaugurar o primeiro acervo iconográfico da Ilha de Itaparica, que contou com recursos da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura e reúne fotografias, mapas, litografias e pinturas da velha cidade de Itaparica, cujo território à época da sua criação abrangia as áreas dos atuais municípios de Vera Cruz e Salinas da Margarida, além do seu próprio. O acervo também contrapõe os lugares retratados na exposição, registros fotográficos atuais das localidades retratadas também serão expostos.

Pesquisa: Com o objetivo de coletar dados referenciais, que permitissem a identificação de logradouros do passado, foi realizada uma pesquisa oral com moradores idosos da cidade de Itaparica para a concepção do acervo iconográfico, aliando as imagens ao relato oral da comunidade. Crianças, jovens estudantes e pesquisadores acadêmicos poderão visitar o arquivo como forma de material de estudo ou referencial teórico. Os visitantes terão acesso a três computadores para pesquisa digital do acervo, que também terá o apoio de dois guias para auxílio.

Café com Leitura: A inauguração do Acervo Iconográfico de Itaparica faz parte da programação do projeto que já está em sua 8ª edição e que reúne exposições, apresentações musicais, palestras e outras diversas atividades. A programação se estende por todo o mês de janeiro e pode ser consultada no Facebook da biblioteca.

Fonte: SecultBa

0 comentários:

Postar um comentário