• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dica de Leitura: Machado de Assis

Clique para ampliar
Há 173 anos, nascia o escritor brasileiro Machado de Assis. Considerado por muitos o nome mais expressivo da literatura brasileira, o autor foi romancista, cronista, contista, dramaturgo, folhetinista, crítico literário, jornalista e poeta. O menino nascido em uma família pobre do Rio de Janeiro que viria a ser, mais tarde, o fundador da Academia Brasileira de Letras é o destaque da Dica de Leitura de hoje.

Mesmo escrita no XIX e início do século XX, a obra de Machado de Assis continua atraindo os leitores, pela qualidade única de seu texto, que parece ser atemporal. No Setor de Empréstimo da Biblioteca, é possível encontrar diversos livros do escritor. Para quem quer viajar no universo machadiano, seguem as nossas sugestões do dia. Boa leitura!

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Publicado em 1881, o livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador. 

Relíquias da Casa Velha
Segunda coletânea de gêneros mistos, recolhida pelo próprio Machado de Assis e lançada em 1906, foi o primeiro livro publicado após a morte de sua esposa Carolina, e abre-se com o soneto clássico "A Carolina", que se inclui entre os melhores da língua portuguesa. Dentre os contos, figuram alguns dos mais célebres de Machado, como "Pai contra mãe", "Suje-se gordo!" e outros.

Ressurreição
Primeiro livro de Machado de Assis, publicado em 1872, conta a história de Félix, um rapaz de 36 anos que viu cair em suas mãos uma inesperada herança que o levantou da pobreza. Desde que se tornaria rico nunca mais trabalhou; se entregou ao repouso de corpo e alma. Félix nunca se iludiu por tanto tempo com moça nenhuma, mas quando conheceu Livia, irmã de Viana, apaixonou-se pela bela viúva de 24 anos no mesmo instante em que a viu.

0 comentários:

Postar um comentário