No dia 05 de junho, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A data relembra um encontro promovido pelo ONU para tratar de assuntos ambientais, reunindo 113 países, entre eles, o Brasil. Para celebrar este dia de conscientização, a Biblioteca preparou uma Dica de Leitura especial, com livros que podem ser encontrados para consulta no Setor de Pesquisa e Referência (térreo).
Clique para ampliar |
- Os (des)caminhos do meio ambiente, de Carlos Walter Porto Gonçalves
O livro aborda o movimento ecológico com enfoque histórico-cultural, visto como produto da relação entre natureza e sociedade. Procura também fundamentar o movimento de caráter político-cultural, demonstrando que cada povo constrói seu próprio conceito de natureza ao mesmo tempo em que institui as suas relações sociais. Leitura para estudantes e professores de Geografia, História e Agronomia, assim como para homens públicos e militantes realmente interessados em buscar novos caminhos para os problemas do meio ambiente.
- Agenda 21, Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e desenvolvimento
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
Clique para ampliar |
- Amazônia: As raízes da destruição, de Ricardo Lessa
Amazônia, da coleção História Viva, aborda os principais acontecimentos os últimos anos da História do Brasil e do mundo. Coordenado por Emir Sader, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, este volume trata dos seguintes temas: as primeiras entradas, as expedições e a resistência indígena; estradas, projetos agropecuários e suas conseqüências; devastação, problemas ambientais, conflitos de terra.
0 comentários:
Postar um comentário