• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Palestra no Setor Braille abordou trajetória literária de Jorge Amado


O palestrante Luciano pontuou
características dos romances
 de Jorge Amado
Durante a palestra “A Bahia nas letras de Jorge Amado”, realizada neste dia 19/08 em homenagem a comemoração ao centenário de Jorge Amado, o palestrante Luciano Rodrigues Lima, Professor titular da Universidade do Estado da Bahia e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia destacou alguns pontos que Jorge Amado colocava em suas obras, como a exaltação da forte cultura da negritude, a beleza erótica do povo baiano e a exploração do proletariado pela burguesia. O escritor foi um dos grandes incentivadores de novos escritores, nunca recusava elaborar um prefácio quando solicitado e chegou a ser eleito pelo povo como um grande escritor, enquanto os literatos o combatiam. Atualmente, ele está sendo o escritor mais estudado no meio acadêmico.

Livros de Jorge Amado em braille
foram expostos durante a palestra
Na ação cultural, foram distribuídos acarajés e cocadas e o momento musical ficou por conta do cantor Marcos Welby,  que cantou músicas compostas por Jorge Amado e Dorival Caymmi, além de trilhas sonoras dos filmes e novelas que foram baseados nos romances do autor.




0 comentários:

Postar um comentário