• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Exposição reune vasos e "quartinhas" com temáticas africanas

Em setembro, a exposição Elo Dára, de Gal Santos, estará no Vão do Foyer da Biblioteca. Elo Dára reúne uma coleção de vasos de cerâmica de tamanhos variados e “quartinhas” trabalhadas com massa plástica colorida e colagem de materiais diversos em terceira dimensão, como conchas e búzios.

Quartinhas são vasos pequenos de barro ou louça tidos como objetos ritualísticos nas religiões afro-brasileiras – Candomblé e Umbanda – levadas com água e/ou flores como oferenda e também utilizadas para ornamentar o peji (altar). São também comumente utilizadas pelos devotos de Oxalá vestidos de branco, em festas afropop-religiosas da Bahia, como as lavagens do Bonfim, Itapuã, Santo Amaro, etc, portando flores, folhas, água de cheiro.

Gal Santos - a artista, baiana do Conde, costuma trabalhar sob inspirações-relâmpago. Em 2008 expôs sua coleção de espelhos trabalhados com conchas e búzios. Também trabalha com corte e costura e a técnica de macramé em palha da costa.

Para os vasos Gal utiliza conchas e búzios, palha da costa, missangas e pedras semi-preciosas. Na exposição também estarão outros vasos decorativos, grandes, cujos traços e cores vibrantes mantém a identidade da mitologia africana em sua criação.

Mais informações sobre a artista: www.elodara.blogspot.com
Quando: de 5 a 30 de setembro, das 8h30 às 21h
Onde: Vão do Foyer (térreo)