• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Março é a vez de "Mulher em Cena"


Clique na imagem para ampliar
Em homenagem ao Dia da Mulher (8 de março), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia realizará a ação cultural "Mulher em Cena", com uma  série de atividades voltadas para a valorização do gênero feminino a partir da poesia, teatro, oficina e mostra de filmes.

Abrindo a programação e também homenageando o Dia Nacional da Poesia e Aniversário de Castro Alves (14/03), acontece a apresentação do recital poético-performático “As Mulheres de Castro Alves”, dia 15/03 (terça-feira), revelando as poesias que o poeta fez para as suas “amantes”.

Às quartas-feiras (16/03, 23/03 e 30/03), o público poderá prestigiar a apresentação do espetáculo teatral “Véu – uma poética do só”, uma forma de celebrar o Dia do Teatro (27/03). A peça é uma montagem em formato solo que faz uma reflexão acerca da vida das mulheres, dentro do contexto contemporâneo, com foco na violência contra o gênero feminino.

Nos dias de quinta-feira (17/03, 24/03 e 31/03), a poesia entra em cena novamente e todos terão a oportunidade de conhecer as mais belas poesias escritas por mulheres com os espetáculos “Licença Poética” e “Flores de Florbela”. O primeiro contempla poemas de diversas mulheres e enfatiza o processo de criação literária. Já no segundo, sete atrizes interpretam 25 sonetos da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930).

Nas sextas-feiras (18/03, 25/03 e 01/04), é a vez do cinema invadir a Biblioteca. O público terá a chance de assistir a 03 filmes nacionais sobre o universo feminino.

Aos domingos (20/03, 27/03 e 03/04), dentro do projeto “Domingos Culturais”, as mulheres poderão participar de oficinas artísticas gratuitas de teatro e criação de bonecas de pano. Na oficina de teatro, jogos e dinâmicas despertarão o imaginário das participantes, além de exercícios que diminuam a timidez, para a criação de um espaço para revelação de histórias e construção de uma dramaturgia particular. Na oficina de criação de bonecas, a proposta é instaurar um espaço para o diálogo a partir de histórias das participantes. Todas as atividades serão realizadas no Quadrilátero da Biblioteca.
Venha e participe!

0 comentários:

Postar um comentário